Entre 26 de março e 10 de abril esteve aberto o período de candidaturas para o Gulbenkian Soluções Digitais COVID-19. Entre 300 projetos, a iniciativa da Gulbenkian, que conta com o apoio da EDP, selecionou 19, que vão da telemedicina à luta contra as fake news sobre a pandemia. Além do financiamento global de 200 mil euros, as soluções vão contar com assessoria jurídica pro bono da Cuatrecasas no desenvolvimento dos projetos.

Com esta iniciativa serão apoiadas soluções que promovem os cuidados de saúde remotos, bem como a gestão da sintomatologia e utilização dos dados para estudar a evolução da doença. Há ainda um projeto de telereabilitação de doentes com AVC e a saúde mental também não foi esquecida.

Foram também selecionados projetos relacionados com o conhecimento científico, por exemplo, ao nível da deteção de padrões e criação de modelos estatísticos sobre o coronavírus. A informação também esteve em foco nestas soluções, havendo nomeadamente propostas que preveem a implementação de um repositório de evidência científica validada e a criação de uma rede pública de conhecimento em relação à COVID-19.

Alguns dos projetos apoiados estão mais vocacionados para o apoio à população, nomeadamente ao facilitar o acesso de doentes confinados a medicamentos. Serão ainda apoiados projetos que mobilizam recursos e redes de apoio.

Um dos vencedores é a app Posso Ir?, desenvolvida pelo movimento tech4COVID19, que pretende combater a pandemia de COVID-19. Através da aplicação, os utilizadores podem evitar grandes filas à porta de supermercados, evitando o risco de contágio e contribuindo para um acesso mais seguro por todos os consumidores.

Entre as centenas de candidaturas, apresentaram os seus projetos universidades, centros de investigação, associações e empresas tecnológicas. A iniciativa Gulbenkian Soluções Digitais insere-se no quadro do Fundo de Emergência Covid-19, um fundo de cinco milhões de euros criado pela Fundação Gulbenkian e aberto a outras entidades.