Estima-se que um utilizador médio de internet tenha, hoje em dia, mais de 200 contas digitais que exigem passwords - e que esse número duplique nos próximos cinco anos. Portanto, não se prevê que o recurso às palavras passe deixe de ser necessário nos próximos tempos.

A importância de proteger o acesso aos serviços online que subscrevemos, onde guardamos os nossos emails, os nossos projetos de trabalho ou até as nossas fotos pessoas, facilmente se compreende, mas parece que nem sempre levamos a tarefa com a seriedade que ela merece, numa altura em que a cibersegurança (até) está na ordem do dia.

Passwords: são muitos aqueles que não as guardam em segurança
Passwords: são muitos aqueles que não as guardam em segurança
Ver artigo

É só espreitar as listas das piores passwords, publicadas todos os anos, ou o top dos chamados “password offenders”, saltando para uma “esfera” de maior responsabilidade.

O “Dia Mundial de Trocar de Palavra-passe”, assinalado todos os anos a 1 de fevereiro, pode ser uma boa “desculpa” para dedicar algum tempo ao assunto. O objetivo está em criar passwords únicas e fáceis de memorizar, o que pode não ser fácil.

A solução passa por criarmos palavras mais fortes, mas em que a “força” deve construir-se a partir da sua singularidade e não complexidade, sublinha a Kaspersky Labs. “Ainda há bastante confusão sobre o que quer dizer ‘palavra-passe segura’, refere numa nota enviada às redações, assinalando a data. “Muitos websites exigem agora palavras-passe complexas, que tenham oito ou mais letras maiúsculas e minúsculas, números e carateres especiais. Isto é o que muitos utilizadores consideram como ‘palavra-passe segura’, o que é bastante desanimador”, acrescenta.

Mesmo que não tenha por hábito mudar as suas passwords com frequência, há alturas em que não pode deixar de o fazer, nomeadamente:

  • Depois de um serviço que utiliza sofrer um ciberataque
  • Há atividade não autorizada na sua conta
  • O seu gadget foi comprometido ou infetado por malware
  • Costumava partilhar a sua conta com outra pessoa
  • Fez login na sua conta a partir de um computador de acesso público