As mudanças fazem parte de uma lista de novidades que a Google acaba de anunciar, mas que mais uma vez vão ser aplicadas primeiro nos Estados Unidos, e apenas para inglês. O chat Bard vai ser descontinuado, sendo substituído pelo Gemini na web, numa nova app para Android e na aplicação da Google para iPhone e iPad.

Numa conferência preliminar em que o SAPO TEK participou, Sissie Hsiao, vice presidente e general manager da Google mostrou o seu entusiasmo com o desenvolvimento do Gemini, sublinhando que este anúncio é uma forma de tornar o modelo de IA generativa mais acessível e útil aos utilizadores. O Gemini foi anunciado em dezembro como o modelo mais avançado de IA generativa da Google, com capacidade multimodal, de entender texto, voz, imagem e contexto, acelerando face ao que o ChatGPT da OpenAI já oferece.

Na prática, o que a Google está a anunciar hoje é a maior integração do Gemini com as várias aplicações, em especial através da assistente Google nos smartphones. Quando os utilizadores dizem Hey Google, ou clicam no botão home no seu telemóvel, podem agora aceder diretamente ao modelo Gemini para fazer perguntas usando a voz, texto ou com imagens. 

A nova funcionalidade fica hoje disponível nos Estados Unidos, e em inglês, mas vai ser progressivamente alargado a outros países. A Google admite que ainda não tem data para a Europa, e que "a União Europeia tem um ambiente regulatório complexo e que queremos ter a certeza de que estamos a fazer a opção certa".

Para substituir o assistente Google pelo Gemini é preciso que o utilizador escolha essa opção, assumindo que o Gemini é o assistente pré-definido. Algumas das funcionalidades ainda não vão funcionar, como o calendário e os alertas, mas a empresa diz que está a desenvolver esta parte. Questionada pelo SAPO TEK, a Google indica ainda que a qualquer momento pode voltar a usar o Google Assistant.

Veja como funciona o Gemini no Android

O assistente não vai ser substituído nas colunas inteligentes e em outros equipamentos Google Nest, ou de parceiros que usam o Google Assistant. A Google explica que no caso das colunas inteligentes e nos ecrãs, como despertadores, o modelo é de "utilizador convidado", um modo que ainda não é suportando em modelos e IA.

Adeus ao Bard e olá ao Gemini Advanced

Uma das versões do Gemini, o Gemini Pro, já estava integrado na aplicação Bard e no chatbot do browser, respondendo em mais de 40 línguas e mais de 230 países, incluindo Portugal e português europeu. Mas a aplicação é agora substituída por uma nova versão, o Gemini para Android.

Se tiver um pneu furado pode fazer pesquisa de instruções com a imagem, ou recorrer ao assistente para criar um convite para um jantar que está celendarizado, como exemplificou Sissie Hsiao.

Gemini substitui o Bard

A aplicação fica hoje disponível para telefones Android e iOS mas só nos Estados Unidos e em inglês, estando prometida para a próxima semana o acesso em mais locais, ainda em inglês assim como em japonês e coreano. Para outros países e línguas não há data, mas como sempre a Google diz que é uma questão de tempo.

Estas são as imagens da aplicação para Android e iOS

É curioso que a Google tenha optado por descontinuar o nome Bard, que tinha adotado para o seu chatbot de IA, um movimento semelhante ao que a Microsoft fez com o Chat do Bing, que passou a ser Copilot, o nome que foi adotado de forma transversal para a inteligência artificial da empresa.

Em paralelo às mudanças no assistente e na aplicação, a Google está também a avançar com um modelo de IA generativa pago, tal como a OpenAI e a Microsoft já estão a fazer, e com integração nas suas várias aplicações. O Gemini Advanced recorre ao modelo Ultra 1.0 e permite funções mais complexas, como programação e raciocínio lógico, assim como seguir instruções mais detalhadas e ir adicionando mudanças em projetos colaborativos. 

Veja o vídeo sobre como funciona o Google Advanced

O Gemini Advanced está integrado com o Google One, e fica disponível hoje num novo plano pago, o IA Google One Premium, que pode ser subscrito em Portugal. O preço é de 21,99 euros por mês mas é possível fazer uma avaliação grátis durante dois meses. Conta com 2 TB de armazenamento, acesso a marcações no calendário e em breve também à integração com o Gmail, Docs e outras aplicações da empresa. 

Planos Google One

Quem já tiver subscrito um dos outros planos só tem de fazer o upgrade para o AI Premium para ter acesso às novas funcionalidades.

Shimrit Ben-Yair, vice presidente do Google Photos e do Google One, disse que este plano de serviços pagos já chegou aos 100 milhões de assinantes em todo o mundo e que tem vindo a crescer com a adesão dos utilizadores ao armazenamento e acesso às ferramentas Google Meet e Docs.

O Duet AI, que já tinha integrado funcionalidades do Gemini, vai agora transformar-se em Gemini for Workspace e Gemini for Google Cloud, com mais integração do email, documentos, folhas de cálculo e apresentações, e no futuro vai tirar mais partido da informação que está guardada na Google Drive. Um exemplo é a possibilidade de preparar um email para a organização de um evento com várias pessoas, personalizando as mensagens e gerindo as respostas, e que no futuro pode partilhar ficheiros que estão na drive.

Nota da redação: A notícia foi atualizada com mais informações, imagens e vídeos. última atualização 14h25