O Web Summit 2023 já começou. Ao longo dos próximos três dias há uma variedade de sessões nos 15 palcos do evento e o SAPO TEK vai estar a acompanhar as principais conferências, trazendo os temas e as tendências mais relevantes do mundo da tecnologia e do empreendedorismo.

A inteligência artificial é um dos principais temas que marcam esta edição do Web Summit 2023 e, no primeiro dia, há espaço para sessões centradas na regulação e no potencial dos wearables alimentados por esta tecnologia, mas também nas questões levantadas pela “explosão” de modelos que se tem vindo a registar nos últimos anos.

Entre sessões sobre a regulação da Internet, e-commerce, avanços na realidade aumentada, direitos digitais e sobre o papel das mulheres no futuro da tecnologia, o primeiro dia do evento fica também marcado pelo foco no ecossistema de startups, incluindo em Portugal e na Europa.

Clique nas imagens para ver 10 sessões que não pode perder no primeiro dia do Web Summit 2023 

À medida que a inteligência artificial evolui rapidamente, Governos um pouco por todo o mundo estão a tentar não perder a “corrida” para regular a tecnologia. Nesta sessão, Andrew McAfee, um dos principais investigadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) vai falar sobre como a IA deve ser regulada e que impacto é que isso pode ter para a indústria da tecnologia.

A par da regulação da IA, a regulação da Internet é também um dos grandes tópicos de debate. Sem um enquadramento regulatório bem informado, a integridade da Internet como a conhecemos pode estar em causa. Mas qual é a melhor forma de abordar esta questão e como não repetir erros do passado? A pergunta serve de mote para o debate entre Sally Costerton, CEO do ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), e Andrew Sullivan, CEO da Internet Society.

Como é que Portugal está a fortalecer o seu ecossistema de startups e a envolver ativamente os fundadores? Nesta sessão, Gil Azevedo, Diretor Executivo da Unicorn Factory Lisbon, e António Dias Martins, CEO da, Startup Portugal, vão trazer a palco o caso português, em particular panorama de startups da capital, examinando as estratégias que transformaram a cidade e o país em hubs de inovação para o futuro.

Nesta sessão, Peggy Johnson, ex-CEO da Magic Leap, sobe ao palco central do Web Summit para dar a conhecer mais sobre os avanços feitos na área da realidade aumentada, assim como as aplicações da tecnologia no dia a dia e no trabalho, e as questões éticas e sociais que não devem ser descuradas durante o seu desenvolvimento.

Com a recente revelação do Ai Pin da Humane, muito se fala sobre o potencial dos wearables com inteligência artificial. No palco central, Vasco Pedro, confundador e CEO da Unbabel, vai “levantar o véu” do projeto Unbabel Halo, que combina IA generativa com interfaces neurais não invasivas e que promete “desbloquear” capacidades de comunicação super humanas.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada em meados do século XX. Desde então, o mundo mudou significativamente, com a tecnologia a desempenhar um papel relevante. Robert Opp, Chief Digital Officer do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), junta-se ao ativista DeRay Mckesson para debater como as transformações tecnológicas moldaram o papel que os direitos humanos desempenham na sociedade moderna.

Nesta sessão, que reúne Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, e Sacha Michaud, cofundador da Glovo, o potencial da Europa como o epicentro de desenvolvimento, apoiado pelo trabalho da Europe Startup Nations Alliance, é um dos principais tópicos de debate.

Marie Bjerre, ministra para o Governo digital e para a igualdade de género na Dinamarca, e Milena Stoycheva, ministra da inovação e crescimento na Bulgária, juntam-se nesta sessão onde vão dar a conhecer mais sobre os motivos pelos quais acreditam que as mulheres desempenham um papel de grande relevância no futuro da tecnologia.

Desde 1999 que a plataforma de ecommerce da Alibaba tem servido milhões de compradores e fornecedores um pouco por todo o mundo. Nesta sessão, Kuo Zhang, CEO da tecnológica chinesa, vai abordar a forma como a empresa continua a utilizar tecnologia para impulsionar o rápido crescimento de pequenas e médias empresas na era da IA.

Ao longo do último ano, a IA tornou-se num dos tópicos mais falados no que respeita a tecnologias emergentes, com um vasto conjunto de empresas a promoverem os seus modelos open source. Será que o potencial destes modelos não passa de uma ilusão? Meredith Whittaker, presidente da Signal, dará uma resposta à questão nesta sessão no palco central do Web Summit.

O SAPO TEK mudou a redação para o Web Summit e até 16 de novembro está a acompanhar tudo o que se passa na conferência e e nos eventos paralelos que sempre decorrem em Lisboa a par da conferência. agenda é longa e há muito para descobrir dentro e fora dos palcos.

Pode acompanhar tudo no nosso especial do Web Summit 2023 e também ver a transmissão em direto do palco principal com o SAPO.