A IBM quer marcar presença no mundo virtual disponível online investindo cerca de 10 milhões de dólares durante o próximo ano. A medida inclui a expansão da sua presença no Second Life (SL), um serviço tridimensional onde os utilizadores podem escolher a sua personagem e desempenhar as funções que desejam, vivendo uma vida paralela através de um mundo virtual.



Sam Palmisano, CEO da IBM, visita na próxima semana as instalações do SL onde vai conhecer o mundo por trás do serviço, juntamente com os cerca de sete mil funcionários chineses, e discursar para a equipa de 250 indivíduos que trabalham numa das "ilhas virtuais" da empresa, avança a Reuters.



A presença da Big Blue no SL prende-se essencialmente com a utilização do serviço para reuniões e treinos embora a aposta da empresa chegue às simulações de torneios de ténis em Wimbledon.



No futuro a organização pretende construir uma rede intranet tridimensional privada onde possam ser discutidas informações empresariais. Esta medida encaminha a organização para o chamado "virtual-business" ou "v-business".



A IBM afirma que já efectua reuniões e conduz desenvolvimentos de projectos com cerca de 20 dos seus principais clientes, designadamente da área das telecomunicações, empresas do ramo aeroespacial, uma companhia petrolífera e um dos principais grossistas britânico "que pretende desenvolver uma loja virtual onde os utilizadores possam comprar comida online", escreve a Reuters.



Esta aposta é apoiada por Irving Wladawsky-Berger, membro da companhia, que defende que "a essência do e-commerce assenta em catálogos [...] embora a maioria das pessoas não pense em compras por catálogo mas sim na ida a uma loja onde possam entrar".



O Second Life tem mais de um milhão de utilizadores registados, entre os quais, empresas com uma forte presença no mercado real. As receitas virtuais diárias desta economia, geradas pelas transacções, negócios e outros acordos entre utilizadores, à semelhança do que acontece no mundo real, correspondem a mais de um milhão de dólares.

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