O Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), está em vias de aprovar a introdução de mais dois domínios de topo de Internet patrocinados, o ".post" e o ".travel", para identificar, respectivamente, o sector dos serviços postais e as associações e organizações da indústria do turismo.



Segundo aquela identidade, responsável pelas gestão das matérias técnicas relacionadas com a Internet, os avanços registados no processo de aprovação destes dois sufixos patrocinados - ao contrário do que acontece relativamente a outros, como o ".jobs" o ".asia" ou o ".mobi" que continuam pendentes - está relacionado com os resultados positivos de uma avaliação independente.



O ICANN havia requerido propostas de novos TLDs (top level domains) no final do ano passado com o objectivo de alargar o número de comunidades endereçadas pelo sistema de nomes de domínio Internet que gere. Quando realmente aprovados, os novos sufixos irão juntar-se a outros igualmente patrocinados, como o ".aero", para a indústria aeronáutica, ou o ".museum."



O domínio ".travel" está a ser apoiado pela The Travel Partnership, uma associação industrial com sede nos Estados Unidos criada para incentivar à adopção no novo TLD. De acordo com a sua proposta, a organização espera que este novo sufixo contribua para aumentar a adopção da tecnologia Internet e as ligações com os clientes dentro do sector.



Já o ".post" é patrocinado pela Universal Postal Union, uma organização internacional baseada em Bern, na Suiça, que pretende disponibilizar o seu TLD tanto às agências nacionais de correios, assim como a operadores regionais e comerciais e outros serviços postais.



Notícias Relacionadas:

2004-02-27 - Verisign processa ICANN e pede clarificação de funções daquele organismo