Se outrora a blogosfera e, mais tarde, as plataformas como o YouTube eram espaços privilegiados para a popularização de nichos, hoje o fenómeno passou a ganhar mais “peso” nas redes sociais, sobretudo com a “explosão” do TikTok e do formato de vídeos que, apesar de curtos, prendem a atenção dos internautas com interesses específicos, guiados pelos algoritmos que regem a plataforma.

A música é uma destas áreas, entre a experimentação com diferentes instrumentos, produção e até fusão com outros géneros de vídeos, e tem vindo a ganhar expressão lá fora. E em Portugal? Para descobrir falámos com Alex Vale, que junta música e tecnologia em vídeos no TikTok  com muito humor à mistura.

Música e tecnologia são duas grandes paixões para o jovem criador de conteúdo, além de ser guitarrista da banda Zebra Libra desde 2019 e de trabalhar na área da informática. Embora já fizesse alguns vídeos na plataforma, a entrada “a sério” TikTok surgiu como uma espécie de resolução de ano novo em 2021, com o objetivo de ajudar a banda a chegar a um maior público, mas também fomentar os seus interesses musicais.

Entre as inspirações para os vídeos que faz Alex conta youtubers como Rob Scallon, Davie504 e Jared Dines, que cresceu a ver, mas também puxa pela criatividade para trazer novas ideias que vai colocando em prática nos vídeos: “umas funcionam muito bem, outras nem tanto”, admite.

Para lá de dar a conhecer músicas e instrumentos mais “fora da caixa”, fazer sketches e desafios, e interagir com desconhecidos e seguidores em chats de vídeo online, os vídeos onde faz o som de uma guitarra passar por uma variedade de objetos, assim como outras opções curiosas, têm vindo a captar a atenção do público e a contar milhões de visualizações.

De café a gelatina ou um simples copo de água, passando por esponjas de cozinha, espuma de barbear ou pasta dentífrica: Alex explica que este tipo de vídeo é um dos que traz mais interação à página, com muitos comentários e sugestões de outras experiências musicais para fazer no futuro.

Os vídeos na plataforma de chat online ChatPT, semelhante ao popular Omegle, também “trazem bastante interação” e Alex afirma que tem recebido bom feedback. “As pessoas gostam de me encontrar por lá e de falar comigo”, conta, realçando que fazê-las rir e fazer com que tenham uma boa experiência são os seus principais objetivos.

O futuro no TikTok e mais além

Com quase meio milhão de seguidores no TikTok, Alex afirma que, embora os números sejam uma questão relevante, hoje olha para eles de forma diferente do que quando começou a fazer vídeos na plataforma.

“No início olhava muito mais, porque era a altura em que estava a tentar descobrir o tipo de conteúdo que deveria fazer. Atualmente não tanto”, detalha, realçando que a métrica não deixa de ser importante para perceber o que está a captar mais a atenção dos seguidores e que ideias acabam por ter mais sucesso.

“Há espaço para toda a gente e todos podem ter o seu momento para brilhar e para fazerem o seu próprio conteúdo, porque, no fundo, as pessoas estão lá para o ver,  mas também estão lá pela pessoa que o está a apresentar”, afirma.

Apesar de sentir que, em Portugal, o género de conteúdo que produz não tem, para já, a mesma expressão do que em outros países, como no Brasil ou nos Estados Unidos, Alex espera que venha a crescer muito mais, destacando as oportunidades que existem, não só a nível de parcerias com outros criadores, mas também de marcas. “Atualmente estou a trabalhar com marcas de música que gosto, que é um objetivo que nunca pensei alcançar e pelo qual fico muito grato”.

Alex vê com bons olhos o futuro na rede social e pensa continuar neste mundo, mas também apostar em outros formatos, incluindo ao vivo: “gosto muito das livestreams e faço várias lives no TikTok”. O Twitch é outra das áreas onde quer apostar e está já a pensar em novas formas de adaptar o conteúdo que faz para chegar ainda mais além.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.