A guerra na Ucrânia já dura há mais de um mês e não tem indícios de terminar tão cedo, resultando num rastro de destruição em várias cidades do país invadido pela Rússia. A destruição é visível nos locais públicos, em que nem as zonas de habitação são poupadas aos bombardeamentos.

As mais recentes imagens disponibilizadas pelo satélite da Maxar Technologies mostram novas zonas ocupadas pelo exército russo, como o caso da linha de artilharia e tanques captados a norte de Izyum. Esta zona estratégica para o exército russo fica a cerca de 113 quilómetros de Kharkiv. A cidade tem sido palco de vários conflitos, com as forças ucranianas a tentarem recuperar a posição.

Veja na galeria as imagens de satélite da guerra na Ucrânia:

As imagens mostram também o porto de Berdyansk, onde está um navio russo atracado. Mariupol também foi documentado pelo satélite da Maxar, mostrando ainda mais áreas urbanas destruídas. Anteriormente foram reveladas imagens de diversos locais públicos em ruínas, com destaque para o Teatro Dramático de Mariupol, frente e traseira do edifício constavam diversas palavras a dizer “crianças”, mas isso não impediu o bombardeamento. O Centro de Treino de Desportos Olímpicos em Chernihiv também foi captado em destroços, salientando-se uma cratera no centro do relvado.

Teatro, estádio e aeroporto: imagens de satélite mostram devastação da guerra na Ucrânia em espaços públicos
Teatro, estádio e aeroporto: imagens de satélite mostram devastação da guerra na Ucrânia em espaços públicos
Ver artigo

Em imagens anteriores, foi possível ver as movimentações do exército russo pela Ucrânia, assumindo um posicionamento estratégico nas cidades em redor da capital Kiev. As unidades blindadas foram avistadas em áreas em torno de cidades perto do aeroporto Antonov e que as unidades mais a norte foram reposicionadas em florestas em três linhas perto de Lubyanka, com artilharia howitzer em posição de disparo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.