Duas semanas depois do início da guerra na Ucrânia, as imagens de satélite continuam a mostrar os avanços das tropas russas pelo território. E a destruição também é visível, o rastro de fumo causado pelos bombardeamentos constantes aos locais estratégicos da Ucrânia. As primeiras imagens do conflito, vistas a partir do céu, mostraram a deslocação de veículos blindados, assim como as filas extensas de refugiados perto das fronteiras.
As novas imagens mostram os veículos militares a serem colocados em vilas a norte de Kiev, assim como perto do aeroporto Antonov, na cidade de Hostomel, que fica a 54 quilómetros da zona nordeste da capital ucraniana.
Veja na galeria as novas imagens de satélite da guerra na Ucrânia
As imagens foram captadas pelo satélite da Maxar Technologies, que continua a vigiar a guerra a partir do espaço. As imagens, que foram captadas no dia 10 de março, por volta das 11 de manhã da hora local, mostram agora os veículos militares russos de forma mais dispersa e recolocadas, disse a Maxar, citada pelo Business Insider.
É ainda referido que unidades blindadas têm sido avistadas em áreas em torno de cidades perto do aeroporto e que as unidades mais a norte foram reposicionadas em florestas em três linhas perto de Lubyanka, com artilharia howitzer em posição de disparo. Também se pode ver nas imagens de depósitos de combustível a arder perto do aeroporto e equipamento militar posicionado no local.
Na sua conta do Twitter, a Maxar Technologies também partilhou algumas imagens de locais, antes e depois da guerra.
O impacto do conflito em curso também se faz sentir no mundo tecnológico e o bloqueio do acesso à tecnologia e mercados faz parte das sanções impostas pela União Europeia à Rússia na sequência da escalada do conflito. Recorde-se que, ainda antes da Rússia ter lançado a ofensiva militar na Ucrânia, os serviços de várias instituições ucranianas voltaram a afetados por um ataque informático.
Veja as imagens anteriores observadas pelo satélite da Maxar Technologies
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários