Assinalando o primeiro aniversário da Infopédia, a Porto Editora apostou na reformulação gráfica do seu portal de conteúdos educativos e culturais na Internet, ao qual introduziu igualmente um novo conjunto de funcionalidades.
A Infopédia conta agora com um layout reestruturado e com a inserção de um novo módulo, o Atlas, onde os utilizadores poderão encontrar mapas de todo o mundo, clicáveis, acompanhados pelas respectivas fichas informativas, indica a Porto Editora em comunicado.
Além da informação habitual, na página principal da Infopedia.pt, os utilizadores terão à sua disposição o Destaque Temático e o Almanaque. O Destaque Temático permite aceder a um conjunto de entradas relacionadas com um determinado tema. Por sua vez, o Almanaque reúne numa barra cronológica os acontecimentos mais relevantes do ano de 2004.
Add-Infopedia, Deskband e InfoClique formam o conjunto de novas funcionalidades adicionadas para facilitar o processo de pesquisa e consulta de informação aos subscritores do site.
O Add-Infopedia é um utilitário desenvolvido com o objectivo de permitir aceder à Infopedia.pt quando se está a utilizar o Word. Compreende o download gratuito de um add-in, que se instala automaticamente na barra de ferramentas do processador de texto da Microsoft e faculta o acesso ao serviço directamente, sem necessidade de activar o browser ou abrir outras janelas do sistema, embora necessite, obviamente, de estabelecer uma ligação à Internet, explica a Porto Editora.
A Deskband é uma ferramenta de trabalho adicional que resulta da integração das funcionalidades de navegação do Windows com o serviço Infopédia, e cujo modo de funcionamento da pesquisa é semelhante ao descrito para o Add-Infopedia. A sua instalação é simultânea com a da Add-Infopedia.
Já o InfoClique é um sistema que permite que, num dado site, seja disponibilizada a definição de todos os vocábulos presentes numa dada página Web. A funcionalidade, já implementada como forma de demonstração nos sites da Porto Editora, será alvo de aplicação em outros sites de conteúdos, "tais como jornais online, páginas institucionais de universidades e outros, mediante acordos a celebrar com a Porto Editora", salienta-se no comunicado de imprensa.
Durante o seu primeiro ano de existência, a Infopédia contou com mais de um milhão de visitas que efectuaram acima de quatro milhões de pesquisas. O número de entradas com artigos relacionados e as animações disponíveis cresceram, respectivamente, cerca de 50 e 60 por cento, face ao número existente em Maio de 2003, refere a Porto Editora quanto ao projecto onde já investiu mais de três milhões de euros e no qual está envolvida uma equipa constituída por meia centena de profissionais, entre coordenadores editoriais, consultores científicos e culturais, programadores, designers e técnicos de vídeo e áudio.
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