O Instagram está a construir uma plataforma para que os seus criadores possam rentabilizar a sua presença através de um programa de subscrições. O lançamento deverá acontecer ainda este ano, mas enquanto não há novidades mais substanciais, a rede social vai lançando algumas das peças que serão essenciais na estruturação do mesmo.
A mais recente é a possibilidade de publicarem conteúdo exclusivo para assinantes. As fotos e os vídeos publicados neste regime serão identificados com uma tag roxa para que se destaquem dos outros. Adam Mosseri, responsável máximo do Instagram, afirma que esta foi uma das funcionalidades mais pedidas pela comunidade de criadores.
A isto vai juntar-se um chat exclusivo para subscritores. Os influencers poderão assim falar diretamente com eles e aderir a grupos com até 30 participantes. Esta funcionalidade pode dissuadi-los de aderirem a soluções concorrentes, como o Discord, para efeitos de proximidade.
Estas janelas de chat são potenciadas pelo Messenger. Os criadores podem começá-las desde a caixa de entrada, bem como de uma story. As conversas terminam automaticamente depois de 24 horas.
Os fãs vão ainda ter acesso a uma nova secção de conteúdo exclusivo, onde serão agregados todos os vídeos e imagens publicados em regime de exclusividade.
Neste momento, existem já milhares de criadores norte-americanos com acesso a este programa de subscrições que lhes permite cobrar uma mensalidade de até 100 dólares por mês pelo acesso a conteúdos exclusivos. Para se distinguirem dos seguidores comuns, os fãs terão um emblema identificativo que acompanhará o seu avatar nas conversas exclusivas e secções de comentários.
O Instagram começou a testar esta funcionalidade em janeiro e, em breve, deverá alargá-la a outros territórios.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
App do dia
Shadow Fight 4: Arena oferece partidas intensas em combates contra outros jogadores -
Site do dia
Sabe quais as melhores opções para escolher videojogos para os seus filhos? -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários