O Twitter é uma rede social que mais facilmente se associa ao consumo de informação, tal como o Facebook. No entanto, de acordo com a Reuters, o Instagram está também a tornar-se numa fonte importante de informação para uma boa percentagem de utilizadores.

tek emarketer

Um estudo, realizado pela agência noticiosa, indica que 11% dos inquiridos, provenientes de 12 países, respondeu recorrer ao Instagram para ler notícias. Apenas mais 1% disse fazer o mesmo com o Twitter.

A percentagem do Instagram quase duplicou, face aos números registados em 2018, ao passo que o Twitter cresceu apenas 1% nestes últimos dois anos. A percentagem afeta ao Twitter tem oscilado entre os 9% e os 12% desde 2014, ao passo que, nesse mesmo ano, apenas 2% dos utilizadores dizia consumir informação no Instagram.

O que acontece num minuto na Internet em 2020? 694.000 scrolls no Instagram (e muito mais)
O que acontece num minuto na Internet em 2020? 694.000 scrolls no Instagram (e muito mais)
Ver artigo

O Reuters Digital News Report indica ainda que é o público jovem que mais recorre ao Instagram com este intuito. Num período em que os utilizadores procuraram mais por informação relacionada com o novo coronavírus, o estudo registou que, em abril, 12% dos adultos norte-americanos utilizou o Instagram para consumir informação sobre o tema, ao passo que a percentagem é superior ao dobro (26%), no segmento com idades compreendidas entre os 18 e os 24.

No que toca a informação, o texto continuar a ser o formato digital mais consumido, mas as gerações mais jovens têm tendência para preferir os conteúdos audiovisuais que abundam no Instagram. Caso esta "migração" se mantenha, o fenómeno pode transformar a estratégia de investimento dos anunciantes que almejam impactar o público mais novo com os seus produtos. No entanto, é também importante sublinhar que a informação contempla a criação de conteúdos mais sensíveis, pelo que a associação de uma marca a um tema mais divisivo pode também prejudicá-la. Até à data, publicitar na plataforma foi relativamente seguro, uma vez que esta tem sido orientada para potenciar páginas de lifestyle, mas com o consumo de notícias a aumentar na plataforma, isso pode mudar.

Em Portugal, a percentagem de utilizadores que usa o Instagram para consumir notícias já é superior à que faz o mesmo com o Twitter. No entanto, ambas as plataformas estão ainda abaixo do Messenger, do WhatsApp, do YouTube e do Facebook. No caso nacional, contudo, isto pode dever-se à diferença no número de utilizadores locais de uma rede e de outra.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.