Na próxima sexta feira, 25 de novembro, assinala-se um dos dias grandes com comércio, com a Black Friday, uma tradição que nasceu nos Estados Unidos e que rapidamente se disseminou em vários países europeus, entre os quais Portugal, com a oferta de descontos nas compras em antecipação à época de Natal.

Mas nem tudo o que parecem ser boas propostas correspondem realmente a descontos, como apurou no ano passado a DECO numa análise a 1.862 produtos em lojas online. Na altura a associação verificou que algumas lojas subiram os preços, aumentando em média 10% o valor antes de aplicar os descontos da Black Friday, para tornar a proposta mais "aliciante".

A DECO tem também uma ferrameta de comparadores que indicam os valores de lojas tradicionais e online e a qualidade de vários produtos, e a associação diz que se pode poupar 205 euros em telemóveis, 340 euros em máquinas fotográficas digitais e 368 euros em elevisores.

Veja ainda os conselhos da DECO para poder aproveitar melhor as promoções que as lojas estão a preparar para a próxima semana, algumas das quais se estendem por vários dias.

Siga ainda algumas das recomendações que o TeK tem feito em relação às compras online, até porque em época de Natal os cibercriminosos estão mais atentos a estas situações.