O portal Internet Archive, assim como a ferramenta Wayback Machine, que permite descobrir websites que já não estão operacionais, estão a ser alvos de ataques sucessivos de DDoS, nos últimos dias. Esta é a base de dados de milhões de documentos históricos, a preservação de documentos e conteúdos multimédia.
Numa nota publicada por Chris Freeland, diretor dos serviços da biblioteca do Internet Archieve, os ciberataques DDoS continuam ao fim de três dias, de forma intermitente. Todas as coleções do arquivo estão seguras, mas o serviço de acesso mantém-se inconsistente. Só o serviço Wayback Machine tem um histórico de mais de 866 mil milhões de páginas de internet arquivadas.
Os ataques começaram no domingo, com a inundação de dezenas de milhares de pedidos de informações por segundo. Ainda não se sabe a origem ou motivações destes ataques. A organização encontra-se neste momento a reforçar as suas defesas para tentar normalizar o acesso aos serviços. “O que é novidade neste ataque é que tem sido sustentado, com impacto, direcionado, com capacidade de se adaptar, e mais importante, maldoso”, salienta Brewster Kahle, fundador do portal.
O comunicado destaca como este tipo de ataques tem sido focado nas bibliotecas e outras instituições ligadas ao conhecimento, tais como a Biblioteca Britânica, a biblioteca pública de Solano County na Califórnia, o Museu de História Natural de Berlim, entre outras.
Além dos ataques, o Internet Archive tem sido perseguido por ações judiciais das associações dos Estados Unidos por questões de direitos de autor, alegando danos de centenas de milhões de danos, assim como diminuição dos serviços das bibliotecas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários