
O Irão deu mais um passo na implementação da sua rede alternativa à Internet, emitindo uma ordem que obriga várias instituições e empresas a usarem os serviços de correio eletrónico nacionais, no lugar de serviços internacionais como o Gmail, o Hotmail ou o Yahoo Mail.
A ordem emitida pelo Ministério das Telecomunicações daquele país abrange universidades, bancos e seguradoras e operadoras de telefone, cita a imprensa internacional, que também estão proibidas de alojar os seus sites em empresas estrangeiras.
Desta forma, as instituições mencionadas e os seus respetivos utilizadores e clientes só poderão usar serviços terminados em gov.ir, iran.ir, post.ir ou chmail.ir.
Recorde-se que o regime iraniano tem em desenvolvimento uma espécie de “internet própria” desde há algum tempo, confirmada em março pelo ministro iraniano das Comunicações.
A decisão de criar uma rede alternativa, criada com recursos e software local, é justificada, segundo o regime, pela necessidade de criar um sistema mais seguro para a troca de dados eletrónicos do que a Internet.
As organizações mundiais de defesa dos direitos humanos encaram o assunto de forma diferente, considerando que esta é, claramente, mais uma tentativa de controlo da população por parte do governo iraniano.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Widgetable dá mais vida ao ecrã do smartphone com widgets partilhados entre amigos ou caras-metades -
Site do dia
50 dias para desbloquear conhecimento em IA com a AI Skills Fest da Microsoft -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários