A supervisão e gestão da Internet deverá continuar repartida por várias agências à semelhança do que tem acontecido até aqui. Hamadoun Toure, recentemente eleito director-geral da União Internacional das Telecomunicações (ITU), afirmou numa conferência de imprensa, que não faz parte dos planos do organismo da ONU assumir a gestão total da rede, nem tão pouco a criação de uma "super estrutura" de controlo da mesma.



O responsável defende que é necessário o trabalho conjunto entre agências, porque "cada uma tem o seu papel" e, como tal, todas devem cooperar no desenvolvimento da Internet.
Citado pela Associated Press, Toure afirma que a ITU pretende reforçar os laços que mantém com o ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers-, embora não pretenda assumir qualquer cargo gestor dominante, até porque, para além da responsabilidade, isso implicaria elevados "recursos financeiros".



Durante a sua intervenção, o novo responsável, apelou à "cooperação global" entre os países e reguladores na luta contra o crime na rede e recordou que é de "evitar uma guerra cibernética entre governos [...], já que todos dependem das Tecnologias de Informação e da Comunicação e necessitamos que estas sejam seguras", declarou depois de recordar a importância que a rede tem nas transacções financeiras, no comércio e na educação.



Durante o seu mandato o director-geral da ITU pretende cumprir com os objectivos traçados pela comunidade internacional, nomeadamente, tornar as TIC um bem acessível a todos, acabando com o "fosso digital".



Mesmo querendo acabar com a info-exclusão e divisão entre países, o responsável rejeitou pronunciar-se quanto à censura, países onde não existe liberdade de expressão e "ciberdissidentes".



Hamadoun Toure afirma que o tema ultrapassa os limites do mandato da ITU, uma vez que a sua função é "assegurar que a infra-estrutura está disponível e que tem normas comuns, que permitam a comunicação entre as pessoas, independentemente da sua localização, e à mesma velocidade".

Notícias Relacionadas:

2006-12-04 - ITU alerta para os riscos de privacidade e usurpação de identidade online

2005-06-17 - ONU desenvolve projecto de combate à divisão digital

2003-11-24 - ITU mostra que divisão digital entre países continua acentuada