O iTunes Match já está disponível para os utilizadores portugueses. A informação está patente no site da empresa em território nacional, onde é referido também quanto será preciso pagar para ter acesso à novidade: 24,99 euros por ano.

O serviço, internacionalmente apresentado em junho de 2011, assegura o acesso a partir da nuvem (através do iCloud) a todas as músicas na biblioteca de um utilizador do iTunes, permitindo aceder mesmo a temas carregados para o serviço a partir de CDs - não provenientes da loja da Apple, portanto.

Esta característica é apontada como uma das principais vantagens, uma vez que permite tirar partido do serviço de música da Apple para substituir versões de temas extraídos de CDs pelos utilizadores por versões com uma qualidade superior disponíveis no iTunes.

[caption][/caption]

O iTunes Match está integrado no iTunes, ficando disponível para utilização tanto a partir de computadores (Mac ou PC), como das aplicações para dispositivos móveis iOS (iPhone, iPad, iPod Touch) ou da Apple TV.

Desde o lançamento comercial do iTunes Match, nos EUA, no final do verão passado, a Apple tem vindo a alargar gradualmente a disponibilização do serviço. No final do ano já se encontrava presente em países como Espanha, Alemanha, Bélgica, Canadá, Chipre, França, República Checa, Luxemburgo, Malta, México, Nova Zelândia, Suíça ou Reino Unido.

Na altura, a empresa criou um vídeo destinado a ajudar os novos utilizadores - ou a despertar o seu interesse - que reproduzimos abaixo. A página em português também pode ser útil.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes