Apesar de ter cada vez mais concorrentes, a iTunes por si só é responsável por um montante de 6,9 mil milhões de dólares do bolo total das vendas anuais de música através da Internet em todo o mundo, revela um relatório da Asymco.

Embora mais centrado na venda de conteúdos vídeo, o estudo da Asymco contabiliza ainda em 575 milhões o número de utilizadores da iTunes, que gastam por ano uma média de 16 dólares em aplicações, nove dólares em software, quatro dólares em vídeos, dois dólares em livros e os tais 12 dólares em música.

[caption]Nome imagem[/caption]

Segundo números da IFPI relativos a 2012, as receitas dos canais digitais, lideradas pelo download de faixas e álbuns, somaram 35% das receitas totais das editoras, enquanto as vendas físicas representaram 57%.

A associação internacional do sector mencionava também, no seu relatório anual, o rápido crescimento dos serviços de música por subscrição a que se tem assistido, que registaram uma subida de 14% entre 2011 e 2012.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico