Foram mais de 60 mil os encarregados de educação que fizeram a pré-inscrição na nova plataforma online, lançada pelo Ministério da Educação, para a distribuição de manuais escolares gratuitos até à meia-noite passada, sendo que esta quarta-feira de manhã o site teve mais de 10 mil utilizadores em permanência.

Os dados foram avançados à agência Lusa por Miguel Farrajota, do Instituto de Gestão Financeira de Educação (IGeFE), que garantiu que a Mega está a funcionar sem problemas. Manuais escolares gratuitos, novos ou usados, começaram a ser distribuídos esta quarta-feira através da Mega a cerca de 650 mil alunos: 500 mil do 1º ao 6º ano de todas as escolas públicas de todo o país e cerca de 150 mil do 7º ao 12º dos estabelecimentos de ensino lisboetas, através de uma parceria da autarquia com o ministério.

Através do site www.manuaisescolares.pt, os encarregados de educação acedem à plataforma que lhes atribui um voucher que podem descarregar numa aplicação móvel ou então imprimir e entregar numa das livrarias aderentes. No entanto, reconheceu o responsável, há escolas que ainda estão a atualizar os dados dos alunos e por isso os vouchers ainda não estão disponíveis.