
De acordo com um novo estudo, a maioria das vítimas de ataques online que envolvam algum tipo de suporte técnico fraudulento, tem entre 18 e 34 anos de idade. Segundo a investigação conduzida pela Microsoft e pela Ipsos Public Affairs, esta faixa etária reúne cerca de 50% das vítimas destes esquemas.
Em comparação, os grupos de internautas entre os 36 e os 54 anos constituem 33% das vítimas. Apenas 17% tem 55 anos ou mais.
O inquérito foi feito a cerca de 1.000 pessoas de 12 países diferentes (Austrália, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, França, Alemanha, Reino Unido, Índia, Singapura, África do Sul e Estados Unidos) e concluiu que duas em cada três pessoas foi apanhada num esquema de suporte técnico fraudulento durante o último ano. 9% acabou mesmo por perder dinheiro no seguimento de um destes ataques.
Estes são geralmente mascarados com simbologia de tecnológicas reputadas e abordam os utilizadores com mensagens falsas sobre erros e vírus instalados no computador da vítima, sendo que, a solução, passa por clicar num link milagroso que, normalmente, instala malware de forma instantânea no computador.
De notar, no entanto, que apesar dos resultados, o estudo não incidiu sobre amostras igualmente representativas de cada faixa etária. Dado que as gerações mais novas utilizam computadores com mais frequência, os resultados podem ser diferentes, não significando, necessariamente, que as gerações até aos 34 sejam mais propensas a cair em esquemas desta índole.
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