(Actualizada) A Leya anunciou hoje a sua loja de livros electrónicos. A plataforma arranca com 200 livros do catálogo da editora, para já, apenas em língua portuguesa. Entre os autores disponíveis no novo formato estão Alice Vieira, Lobo Antunes, José Saramago, entre outros.

Os livros estão disponíveis com desconto de 30 por cento, face ao preço do título em formato papel. Outra promoção associada aos ebooks vai para a compra combinada, numa proposta que a editora define como única no mercado. Os utilizadores que na loja online do grupo, a MediaBooks, optem por comprar o mesmo livro em ambos os formatos - papel e digital - têm acesso ao ebook da obra por 2,49 euros.

Até ao final do ano, a Leya admite poder chegar aos mil livros digitais na loja. Já nas próximas semanas será reforçada a oferta de versões digitais de livros em catálogo, estendendo o leque de "autores digitalizados" também a escritores de outras línguas. O arranque com autores em língua portuguesa terá sido uma opção estratégica, já que a empresa considera que os grandes destinatários da nova oferta são portugueses, ou falantes da língua, longe dos locais onde se comercializam os títulos em papel. Todos os novos lançamentos irão também contar com uma versão digital.

Nos próximos dias fica ainda disponível uma versão da loja para os dispositivos da Apple. A loja Mediabooks, disponível através do iTunes, dispõe de livros e informação diversa sobre os autores, entre destaques e notícias. Na área de catálogo oferece aos utilizadores opções como títulos mais vendidos, autores do livros em destaque, oportunidades, escolha por temas ou autores. O download é gratuito.

Os responsáveis da Leya asseguram que não têm grandes expectativas de crescimento potencial das receitas com o lançamento dos ebooks, e referem que, de momento, a aposta é mais uma forma de promover os seus autores.

A Mediabooks é a plataforma online do grupo editorial Leya e dispõe actualmente de uma oferta de cerca de 30 mil livros, em formato tradicional. Os ebooks que passa a comercializar estão disponíveis em formato ePub e são compatíveis com PC, Mac e diversos leitores de livros digitais à venda no mercado português (Kindle não incluído). No mercado móvel fica para já adiado o lançamento de uma versão da loja para Android, não agendado.

A Leya admitiu ter estudado a possibilidade de lançar o seu próprio leitor digital mas afastou a hipótese, por estar focada no mercado de conteúdos e preferir uma estratégia de distribuição mais aberta.

Nota de redacção: A notícia foi actualizada com mais informação recolhida na conferência de imprensa.