O site australiano de comércio eletrónico Kogan apresenta-se como o primeiro a cobrar uma taxa aos clientes que utilizem o Internet Explorer 7 para aceder ao serviço. O valor visa compensar os custos em que incorre para manter o site compatível com a versão obsoleta do browser da Microsoft.

O CEO da empresa, Ruslan Kogan, disse à BBC que "a quantidade de trabalho e esforço envolvidos na tarefa de fazer com que o site pareça normal quando acedido a partir do IE 7 é igual ao tempo preciso para criar as três versões destinadas ao Chrome, Safari e Firefox".

Assim, e como forma de incentivar os clientes a atualizarem os seus navegadores para versões mais atualizadas, a empresa anunciou que está a cobrar uma taxa de 6,8% sobre todos os produtos comprados por utilizadores do IE 7.

Segundo explicou à imprensa internacional, são 0,1% por cada mês de idade da versão 7 do Internet Explorer, lançada em outubro de 2006. Atualmente, esta versão do navegador conta com com menos de 5% de quota de mercado, a nível global. Continua, porém, a constituir um encargo para os serviços que optam por continuar a dar-lhe suporte, devido às limitações que impõe.

No caso do Kogan, serão apenas 3% dos clientes os utilizadores a insistir no IE 7, mas isso obriga a empresa a fazer as adaptações necessárias às páginas para visualização no browser, sob pena de estas não serem corretamente apresentadas, afirmou o responsável.

Serviços como o Facebook ou o WordPress já fizeram saber que estavam a ponderar deixar de dar ao IE 7. E a maior rede social do mundo já não assegura, por exemplo, a compatibilidade da Timeline com esta versão do navegador da Microsoft.

A iniciativa da loja online australiana destaca-se das demais pelo caráter "agressivo" da medida, mas, de acordo com meios especializados como o Mashable, esta não estará a ser "efetivamente" posta em prática.

O blog afirma que fez a experiência e embora a taxa tivesse sido acrescentada ao carrinho de compras e ali permanecesse durante todo o processo de compra, no ecrã final destinado ao pagamento da fatura o valor é retirado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes