Depois do lançamento em Portugal e no Reino Unido, a Lunacloud está já em fase de implementação do projeto para iniciar a comercialização de serviços de cloud em França, Espanha, Holanda e Alemanha no próximo mês de dezembro.

António Miguel Ferreira, CEO da Lunacloud, confirmou ao TeK que a empresa já está a criar o site nestes países e a fazer a instalação dos equipamentos e formação da equipa de suporte, embora a base principal das operações se mantenha em Portugal, como estava previsto desde o início do projeto.

"A maior fatia do investimento, neste momento, é em infraestrutura. A maior parte da infraestrutura ficará em Portugal, mas por razões de performance e maior competitividade, além da redundância geográfica, também colocaremos infraestrutura noutros países, como estamos agora a fazer em França", adianta o CEO da empresa que já nasceu com objetivos de se tornar um fornecedor de cloud pan-europeu.

A equipa principal de suporte continua a estar sediada em Portugal, embora existam também equipas de suporte técnico nativas de cada país. "Se a nossa expansão internacional, que está na génese do nosso projeto, tiver sucesso, ao longo dos próximos anos esperamos poder atrair quadros qualificados no país, contribuindo também com a nossa fatia nas exportações nacionais", garante António Miguel Ferreira.

O balanço dos primeiros meses de operação em Portugal e no Reino Unido é positivo, e a empresa acaba de receber o prémio de melhor startup de 2012 em serviços de "nuvem" pela Eurocloud Portugal.

Atualmente a Lunacloud já conta com cerca de 500 utilizadores do serviço. A dimensão, e maior maturidade, do mercado britânico faz com que 80% dos clientes venham do Reino Unido, mas "em Portugal tem havido bastante interesse, sobretudo por parte das start-ups tecnológicas", refere o CEO da empresa.

"Portugal está-se a tornar um país empreendedor, nós temos um bom ambiente de desenvolvimento de empresas da área da tecnologia e nós esperamos desempenhar também o nosso papel, no apoio a essas start-ups", destaca António Miguel Ferreira.

Recorde-se que a Lunacloud estreou os serviços em maio deste ano, focando-se ns conceitos de simplicidade de utilização, elasticidade da oferta e preço low cost, sendo o objetivo declarado concorrer com os serviços de cloud da Amazon.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico