As burlas relacionadas com pedidos de dinheiro entre familiares através de mensagens no WhatsApp continuam a ser um flagelo atual. As mensagens são direcionadas a supostos familiares, como uma abordagem semelhante às burlas “Olá mãe, olá Pai” e que podem apanhar os utilizadores desprevenidos e fazer pagamentos dezenas ou centenas de euros. E são os utilizadores idosos aqueles que tendencialmente são apanhados desprevenidos e acabam mesmo por ser burlados.

Veja na galeria imagens das novas denúncias:

As mais recentes variações são as mensagens que começam com um aviso de troca de número, mas depois de receberem a confirmação do familiar, passam ao pedido. “Mãe, estás muito ocupada? Preciso de um favor teu, podes emprestar-me algum dinheiro amanhã?” Em outra mensagem, o utilizador envia uma mensagem referindo que está num número provisório, por avaria do equipamento que ficou a reparar. Para logo a seguir começar a pedir o empréstimo ou ajuda num pagamento.

Estes são testemunhos diretos que o SAPO TEK tem recebido diretamente ou partilhados nas redes sociais, de forma a denunciar e alertar outros utilizadores. “A patroa da minha sogra foi burlada em 1.000 euros”, reforçou uma das denúncias em mensagem ao TEK. O certo é que apesar dos alertas, os esquemas continuam a surgir com muita frequência, com variações de mensagens ou a fazerem-se passar por entidades oficiais, como a EDP ou Polícia Judiciária.

A burla do “falso familiar”, com contactos realizados no WhatsApp e outros serviços de mensagens, a pedir transferências de dinheiro, já é dos principais casos de cibercrime destacados pela PSP no último ano. As autoridades receberam uma média de 10 denúncias por dia relacionadas com a burla “olá mãe, olá pai”, num valor global que ultrapassa 1 milhão de euros.

Variante da burla “Olá mãe, olá pai” continua ativa no WhatsApp e fez nova vítima com prejuízo de centenas de euros
Variante da burla “Olá mãe, olá pai” continua ativa no WhatsApp e fez nova vítima com prejuízo de centenas de euros
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Ainda recentemente, Rui M Martins, da iniciativa CpC - Cidadãos pela Cibersegurança, alertou o SAPO TEK de outra vítima que caiu duas vezes no mesmo tipo de burla. Os pagamentos tinham a mesma entidade 21800 e foram pedidos 935 euros numa primeira mensagem e 765 euros numa segunda, em datas entre 9 a 10 de março de 2023.

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