Os ministros da defesa da Estónia, Letónia, Lituânia, Alemanha, Itália, Espanha e Eslováquia assinaram hoje em Bruxelas um acordo para a canalização de fundos para criação de um centro de defesa contra o cibercrime. A estrutura será implementada em Tallinn, capital da Estónia e começará a operar em Agosto deste ano.
Com a abertura do centro, serão criados postos de trabalho para 30 funcionários, provenientes dos estados membros da NATO e especialistas em segurança, que terão como trabalho principal o desenvolvimento de técnicas e estratégias de combate ao crime online.
O novo centro deverá ainda ser responsável pelo fornecimento de assistência técnica a todos os membros da NATO para que estes sejam afastados de qualquer possibilidade de ataque informático.
O acordo foi assinado depois de uma reunião com os chefes da defesa de 26 membros da aliança e segue a decisão tomada no mês passado na Roménia, através da qual a NATO anunciou que era necessário que os seus estados membros protegessem os sistemas de informação e criassem mecanismos de defesa.
Os Estados Unidos não se aliaram a esta parceria mas comprometeram-se a colaborar com o projecto enquanto "observador".
Notícias Relacionadas:
2007-06-18 - NATO quer reforço da segurança dos sistemas de informação críticos
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários