A Meta assumiu que um erro no Instagram tem sido a causa de muitos utilizadores passarem a receber Reels com conteúdos violentos e de cariz sexual, pouco alinhados com as preferências que costumam demonstrar quando usam o serviço.

Os relatos surgiram na plataforma e em redes sociais como o Reddit, com vários utilizadores a queixarem-se de subitamente verem os seus perfis inundados com videos de assassinatos e tiroteios em escolas, esfaqueamentos, decapitações e castrações, nudez, pornografia sem censura ou violações.

Alguns utilizadores dizem que, mesmo depois de ativarem a limitação a conteúdos sensíveis continuaram a receber o mesmo tipo de sugestões, ou depois de assinalarem que não estavam interessados naquele tipo de conteúdos.

A Meta reagiu, em declarações à CNBC, confirmando e explicando que a questão deve-se a um problema que já está a ser resolvido.“Estamos a corrigir um erro que fez com que alguns utilizadores vissem conteúdos no feed do seu Instagram Reels que não deveriam ter sido recomendados”.

Europol alerta para aumento de grupos online dedicados a radicalizar jovens
Europol alerta para aumento de grupos online dedicados a radicalizar jovens
Ver artigo

Recorde-se que os algoritmos das redes sociais estão desenhados para sugerir conteúdos semelhantes àqueles que o utilizador mostra interesse e costuma ver.

Fazer chegar conteúdos deste tipo aos utilizadores sem que estes demonstrem nenhum interesse por isso é estranho e, no que se refere a alguns destes conteúdos em específico, não devia sequer acontecer, por causa do alinhamento com as políticas do próprio site.

A empresa assume nestas políticas que optou por não mostrar aos utilizadores vídeos e imagens de conteúdos violentos ou sexuais explícitos e também diz que os conteúdos reais de nudez e práticas sexuais são apagados da plataforma.

Nas mesmas regras, acrescenta-se que que os conteúdos sensíveis que ainda assim continuam a ser exibidos são rotulados com etiquetas de aviso para que os utilizadores possam perceber, antes de os verem, que vão ter contacto com um conteúdo para o qual podem ser mais sensíveis.