
A Meta assumiu que um erro no Instagram tem sido a causa de muitos utilizadores passarem a receber Reels com conteúdos violentos e de cariz sexual, pouco alinhados com as preferências que costumam demonstrar quando usam o serviço.
Os relatos surgiram na plataforma e em redes sociais como o Reddit, com vários utilizadores a queixarem-se de subitamente verem os seus perfis inundados com videos de assassinatos e tiroteios em escolas, esfaqueamentos, decapitações e castrações, nudez, pornografia sem censura ou violações.
Alguns utilizadores dizem que, mesmo depois de ativarem a limitação a conteúdos sensíveis continuaram a receber o mesmo tipo de sugestões, ou depois de assinalarem que não estavam interessados naquele tipo de conteúdos.
A Meta reagiu, em declarações à CNBC, confirmando e explicando que a questão deve-se a um problema que já está a ser resolvido.“Estamos a corrigir um erro que fez com que alguns utilizadores vissem conteúdos no feed do seu Instagram Reels que não deveriam ter sido recomendados”.
Recorde-se que os algoritmos das redes sociais estão desenhados para sugerir conteúdos semelhantes àqueles que o utilizador mostra interesse e costuma ver.
Fazer chegar conteúdos deste tipo aos utilizadores sem que estes demonstrem nenhum interesse por isso é estranho e, no que se refere a alguns destes conteúdos em específico, não devia sequer acontecer, por causa do alinhamento com as políticas do próprio site.
A empresa assume nestas políticas que optou por não mostrar aos utilizadores vídeos e imagens de conteúdos violentos ou sexuais explícitos e também diz que os conteúdos reais de nudez e práticas sexuais são apagados da plataforma.
Nas mesmas regras, acrescenta-se que que os conteúdos sensíveis que ainda assim continuam a ser exibidos são rotulados com etiquetas de aviso para que os utilizadores possam perceber, antes de os verem, que vão ter contacto com um conteúdo para o qual podem ser mais sensíveis.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários