Quando Elon Musk assumiu as rédeas do Twitter em outubro do ano passado, redes sociais alternativas, como a Mastodon viram o seu número de utilizadores crescer. A Meta não quer perder terreno e está a desenvolver um novo “rival” do Twitter.

Como avança o website Moneycontrol, a rede social, que está a ser desenvolvida sob o nome de código P92, será compatível com o ActivityPub, o mesmo protocolo descentralizado que é utilizado pela plataforma Mastodon. Ao que tudo indica, a plataforma que está a dará também aos utilizadores a possibilidade de se registarem e de fazerem login através das suas credenciais no Instagram.

Em declarações ao portal, um porta-voz da Meta confirma que a empresa está a trabalhar numa "rede social descentralizada standalone" para partilhar updates à base de texto. "Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço em separado onde criadores e figuras públicas podem partilhar novidades sobre os seus interesses", afirma.

De acordo com uma fonte contactada pelo website, um dos planos principais para a P92 passa por permitir que os utilizadores partilhem publicações com pessoas em outros servidores.

Bluesky: cofundador do Twitter lança plataforma alternativa à rede social
Bluesky: cofundador do Twitter lança plataforma alternativa à rede social
Ver artigo

À semelhança do Twitter, a plataforma apresentará links com pré-visualizações e, numa primeira fase, vai permitir a partilha de imagens e vídeos, abrindo espaço também a selos de verificação. Embora se acredite que poderá permitir gostos e seguidores, ainda não é claro se funcionalidades relacionadas com comentários e mensagens serão incluídas nas primeiras versões da rede social.

Recorde-se que, do lado do Twitter, os últimos meses têm sido complicados e marcados por problemas na liderança e na plataforma em si, medidas drásticas para cortar custos e despedimentos. Ainda no final de fevereiro a equipa da empresa voltou a ser reduzida.

Já no início de março, a Bluesky, a alternativa ao Twitter de Jack Dorsey, ex-CEO da plataforma, chegou à App Store. A Bluesky toma uma grande inspiração no Twitter, permitindo seguir utilizadores, pesquisar por conteúdo e ver publicações de forma quase idêntica.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 10h17)