De acordo com os números do Bareme Internet, existem em Portugal 2,7 milhões de pessoas a utilizar a Internet através do telemóvel. O número corresponde a cerca de um terço (32%) dos residentes no continente com 15 ou mais anos, universo elegível nos estudos da Marktest. Mas, é ainda mais representativo tendo em conta o número de pessoas que utilizam Internet, representando 50,7% desta amostra.


A pesquisa revela ainda que a utilização de Internet no telemóvel é muito distinta entre grupos etários. É entre os jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos que o recurso ao telemóvel para usar a Internet é mais relevante: três em cada quatro jovens nestas idades usam o telemóvel para ir à Internet.


A percentagem vai descendo à medida que a idade do utilizador avança. Entre pessoas com 65 anos ou mais, o telemóvel é usado para aceder à Internet por 9% dos utilizadores.


A Marktest revela ainda que ao longo dos últimos cinco anos o número de pessoas que usam o telemóvel para aceder à Internet triplicou, uma evolução que não é de estranhar, tendo em conta que neste período o preço dos smartphones se tornou mais acessível e os planos tarifários com serviços de dados incluídos se banalizaram.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico