As jovens eram contactadas através dos perfis nas redes sociais (MSN e Facebook) e assediadas a mostrar o corpo e fazer poses eróticas perante a câmara. Quando começavam a desconfiar da identidade do agressor as vítimas eram intimidadas pelo agressor, que ameaçava divulgar as imagens já registadas, explicou ao TeK Carlos Dias, coordenador de investigação da diretoria do centro da Polícia Judiciária.



O esquema, que passava ainda pela utilização de uma conta de correio eletrónico do Hotmail com o nome do artista português, manteve-se ativo desde meados de 2010 até ao início deste ano. Acabou por ser denunciado por uma das vítimas. Entretanto juntaram-se ao processo mais algumas mulheres, mas o número de vítimas será muito superior ao número de denúncias. Como explica Carlos Dias muitas das mulheres contactadas no âmbito da investigação preferiram não apresentar queixa. Outras não foi possível, no âmbito da investigação, identificá-las.



O homem é suspeito dos crimes de ameaça, devassa da vida privada, gravações de fotografias ilícitas e falsidade informática. A investigação da diretoria do Centro, que decorria desde meados de 2011, já terminou e culminou na transição do processo para o Ministério Público com uma proposta de acusação.



As vítimas do esquema que não denunciaram o caso ainda podem fazê-lo. No caso do crime de devassa da vida privada o prazo legal decorre nos seis meses seguintes à tomada de conhecimento do processo. O crime de falsidade informática não se rege pelas mesmas regras e a queixa pode por isso ser apresentada em qualquer altura.



A crescente utilização das redes sociais faz supor que as ameaças e crimes em torno destas plataformas aumentem - como o cyberbulling ou o roubo de identidade, por exemplo - mas o número de queixas apresentadas às autoridades ainda não confirma essa perceção, pelo menos tendo em conta os dados da diretoria do Centro do país.



Carlos Dias confirma que o crime informático tem aumentado de forma exponencial nos últimos quatro anos e sublinha as mudanças rápidas a que as autoridades têm assistido nesse período, no que se refere aos crimes mais relevantes em cada momento.



No centro do país o crime informático com maior incidência neste momento é o roubo de dados de cartões de crédito. Os autores destes crimes usam esta informação para fazer compras online em nome das vítimas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.