
A comissão dá continuidade a um grupo de trabalho criado em 2019 e tem por missão "zelar por uma escola inclusiva, promotora de um ambiente seguro e saudável", escreve o Ministério em comunicado.
O objetivo é desenhar estratégias de prevenção e combate ao bullying e ao ciberbullying, mas também promover e monitorizar a formação do pessoal docente e do pessoal não docente, na área do desenvolvimento de competências sociais e emocionais. Vai ainda acompanhar e monitorizar o Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e Ciberbullying e monitorizar as situações existentes de violência, apresentando, no final de cada ano letivo, propostas de atuação.
Esta iniciativa de criar uma comissão permanente dá seguimento a outras ações que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). O ministério destaca Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e Ciberbullying nas escolas, lançado em outubro de 2019, no âmbito do projeto “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.
Com o contexto de pandemia, algumas das medidas que estavam previstas para o ano de 2019/2020 não foram realizadas e por isso o plano foi relançado este ano.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários