
A Polícia Judiciária de Aveiro, identificou e deteve uma mulher de origem estrangeira, com 37 anos, suspeita de crimes de branqueamento, burla qualificada e extorsão. O modus operandi utilizado é conhecido como sextortion.
Esta prática leva os suspeitos a abordar as vítimas através das redes sociais, mantendo-se conversas online, até serem convidados a partilhar conteúdos íntimos, tais como fotografias e vídeos, envolvidos num esquema de relacionamento amoroso.
Quando os criminosos tomam pose dos conteúdos sensíveis e privados, assumem serem autoridades policiais ou judiciárias de um país africano ou da América do Sul, acusando-os de estarem envolvidos com menores. As vítimas são assim extorquidas com base na chantagem de não se avançar com a perseguição penal, exigindo a entrega de valores, sob ameaça destes serem divulgados a familiares, amigos ou entidades profissionais.
A suspeita detida foi presente ao juiz em Aveiro para um primeiro interrogatório, tendo ficado em prisão preventiva, até haver condições para a vigilância domiciliaria através de sistema eletrónico.
De recordar que a PJ desencadeou no mês passado a operação “Não te Dispas na Net”, levando à detenção de cinco indivíduos pelo mesmo crime de sextortion. A PJ recebeu cerca de 300 queixas sobre este tipo de crime. Houve duas denúncias iniciais, depois da investigação chegaram aos cinco indivíduos que tinham relação entre eles.
As vítimas foram lesadas em valores que vão dos 200 euros a milhares de euros. Há vítimas lesadas em mais de 50 mil euros. O perfil preferido das vítimas da faixa etária de 50 anos, de classe alta, por norma.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pode usar o carregador do smartphone nesta e-Bike. Ampler Nova chega em junho à Europa -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Gostou do efeito metal líquido do logo da Apple na apresentação do iPhone 16e? Pode replicar o estilo -
How to TEK
Criou uma prompt fantástica no Copilot? Já pode partilhar o resultado através de um link
Comentários