As palavras Euro 2012, Casa dos Segredos 3 e Pingo Doce foram as palavras que estiveram em tendência nas pesquisas feitas em Portugal durante este ano, ou seja, foram as que tiveram um crescimento mais rápido em 2012. No top 10 elaborado pela Google no já tradicional Zeitgeist, os termos relacionados com o mundo das tecnologias não marcam presença.

A exceção está na categoria "Aplicações mais pesquisadas", onde Facebook (1º lugar), Youtube (2º lugar) e Dropbox (3º lugar) foram as palavras mais pesquisados do ano. Na quarta posição aparecem os Angry Birds, seguidos pelo Instagram e pelo Evernote. Os jogos Temple Run e Angry Birds Star Wars, e as aplicações Whats App e Brightness Flash Light completam o top10.

As pesquisas dos portugueses deixam de fora os termos tecnológicos, mas revelam que os utilizadores lusos acompanharam online os assuntos que marcaram, de alguma maneira, a agenda mediática de 2012. A boa campanha portuguesa no Europeu de futebol, o reality show da TVI e a cadeia de supermercados Pingo Doce, que esteve envolvida na polémica do 1º de maio, suscitaram tal interesse em Portugal que acabaram nas palavras que maior crescimento tiveram em termos de pesquisas.

Rock in Rio, Ídolos, Whitney Houston e Luciana Abreu, todos temas relacionados com a música, também fazem parte das palavras que estiveram em tendência nas pesquisas portuguesas.
A nível de tendências Luciana Abreu volta a aparecer na categoria "Personalidades mais populares", sendo líder da tabela, ao conseguir superar a cantora britânica Adele (2ª posição) e a atriz Rita Pereira (3ª posição). Os falecidos Bernardo Sasseti e Margarida Marante seguem nas personalidades que em determinado momento do ano provocaram grandes picos de pesquisas.

E caso esteja a perguntar onde anda Gangnam Style e o cantor sul-coreano PSY, saiba que ficaram com o segundo lugar na categoria "Música mais popular", sendo batidos pelo êxito de Gotye, Someone that i used to know e que deu origem a uma paródia portuguesa sobre o Sporting, que tornou-se viral.

[caption]tek-Google Zeitgeist Portugal 2012[/caption]

O programa Casa dos Segredos na categoria de "Programas de TV", o futebolista Cristiano Ronaldo em "Atletas" e o clube da capital Benfica na secção "Equipas", foram os termos mais pesquisados. Ficam os resultados para outras categorias:

[caption]tek-Google Zeitgeist Portugal 2012[/caption]

O Presidente da República Cavaco Silva, os medalhados olímpicos Emanuel Silva e Fernando Pimenta, o filme 007 Skyfall, e o livro D. Maria II, são outros exemplos de termos que os portugueses mais pesquisaram no motor de pesquisa do Google:

[caption]tek-Google Zeitgeist Portugal 2012[/caption]

O "espírito dos tempos" da aldeia global

Nos termos pesquisados que tiveram um maior pico de procura durante 2012, relativos a todo o mundo, a designação iPad 3 ocupa o quarto lugar, ficando atrás da cantora Whitney Houston, da música Gangnam Style e do furacão Sandy. No top 10 mundial existe outro nome relacionado com o mundo das tecnologias, o jogo Diablo 3, que aparece na quinta posição dos mais pesquisados.

Na categoria "Eletrónica de Consumo" é o iPad 3 quem lidera, seguido do Samsung Galaxy S3, iPad Mini e Nexus 7. Galaxy Note 2, Playstation, iPad 4, Microsoft Surface, Kindle Fire e Nokia Lumia 920 completam os dez primeiros lugares desta categoria tecnológica. Destaque para a ausência de palavras como Android, Jelly Bean, iOS ou Windows 8.

Destaque para uma nova secção criada na compilação Google Zeitgeist que diz respeito às hashtags que mais estiveram em destaque na plataforma social da empresa de Mountain View. O acordo SOPA, a palavra Awesome, o furacão Sandy e o acrónimo O12 relativo às olimpíadas, vencem o prémio de termos em tendência no Google+.

Ao todo foram feitas cerca de 1,2 biliões de pesquisas pelo mundo, num total de 146 línguas. Pode consultar ainda consultar outros resultados na página do Google Zeitgeist 2012.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico