Quando se pensava que o processo de desconfinamento em Portugal estava “em bom caminho” e que os números de casos de infeção com a COVID-19 até poderiam baixar, a falta de cuidados causou um aumento preocupante, levando o Governo a anunciar medidas extra para conter a propagação da doença na Área Metropolitana de Lisboa.

Lá fora, as notícias também não são muito melhores, por entre os avisos da OMS a dar conta de uma intensificação do vírus. Do outro lado do Atlântico, e a resposta do Governo norte-americano ao racismo levanta preocupações em todo o mundo, e a luta contra a discriminação racial e brutalidade policial partiu para as ruas de várias cidades.

Por entre toda a agitação do mundo, é necessário fazer uma pausa mental para recuperar forças e, depois, voltar a concentrar-se nos afazeres da vida e nas pequenas ou grandes ações que poderão fazer com que o mundo à nossa volta se torne num lugar melhor. Já dizia o velho ditado: rir é o melhor remédio e porque não aproveitar para fazê-lo com alguns dos memes que se tornaram populares?

Veja alguns dos memes sobre a COVID-19 que se tornaram populares

As utilizações menos corretas das máscaras ou até as criações mais “criativas” para se proteger contra a COVID-19 continuam a marcar a atualidade do mundo dos memes, e há também quem até já a adota como uma espécie de fashion statement.

O desconfinamento começou e (claro que) há memes COVID novos para conhecer
O desconfinamento começou e (claro que) há memes COVID novos para conhecer
Ver artigo

As medidas de desconfinamento e a implementação da distância social em espaços públicos volta a estar em destaque e algumas das formas mais interessantes para evitar estar demasiado pertos das pessoas se tornaram em memes, veja-se o caso dos padres que recorriam a pistolas de água benta para batizar as crianças.

Em casa, o isolamento continua e muita coisa parece não mudar para quem ainda está no mundo do teletrabalho e da Telescola, isto é, sem contar com os curiosos raps das professoras de Inglês que se tornaram virais, valendo até uma interpretação pela equipa do 5 para a Meia-noite, e até com a presença do Presidente Marcelo, que já se tornou numa ilustre figura da esfera dos memes portugueses.

Há quem também aproveite para começar a pensar nos planos que vai fazer quando a pandemia acabar: será que os fatos de proteção vão passar a ser uma parte integral das idas à praia ou à piscina? Será que o mundo se vai tornar numa espécie de mash-up entre um episódio de The Walking Dead com Black Mirror? As certezas não são muitas quanto ao que poderá acontecer em 2020 e teremos mesmo de esperar para ver, isto é, se não tivermos uma invasão de extraterrestres pelo caminho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.