O Yahoo tem andado a testar mudanças no layout das suas páginas mas parece que desta vez vai mesmo mudar de aparência.

A empresa já anunciou que a partir do próximo mês vai alterar a sua homepage, permitindo aos utilizadores que adicionem e personalizem aplicações, mesmo que de terceiros.

Os utilizadores norte-americanos podem começar, já a partir de hoje, a seleccionar um novo layout e personalizar a sua homepage Yahoo com aplicações, à semelhança do que já acontece em sites como o myYahoo e o iGoogle.

As aplicações serão apresentadas do lado esquerdo do ecrã, numa secção denominada "My Favorites". Passando o ponteiro do rato por cima dos ícones, é accionado um pop up da aplicação.

A nova página deverá permitir que o utilizador integre na página aplicações não só de sites do Yahoo, mas também de outros, como o eBay, o Facebook, ou o Twitter, avançou Tapan Bhat, um dos responsáveis pela área de consumidores do Yahoo.

O objectivo da empresa é captar mercado, proporcionando uma experiência mais rica. "Estamos a juntar tudo o que interessa aos utilizadores, dentro ou fora do Yahoo, para proporcionar uma experiência de personalização relevante", afirmou aquele responsável, em declarações à CNet.

Dar prioridade à experiência de utilizador faz parte da estratégia da empresa para revitalizar o seu núcleo de negócio: levar conteúdos, e publicidade associada, ao maior número possível de internautas. O motor de busca espera também captar desta forma mais publicidade, aumentando essa fonte de receitas.

O Yahoo tem conseguido manter-se no encalço do seu principal rival, o Google, que também depende das receitas da publicidade associadas às pesquisas, mas enfrenta novas ameaças, como a aposta da Microsoft no mercado online ou os recém-chegados fenómenos de popularidade, como o Facebook.

Os rumores de uma possivel parceria com a Microsoft mantêm-se e podem ser uma saída airosa para a empresa.