Foi detetado um novo tipo de trojan para Android. O malware "aperfeiçoa" as capacidades de ameaças já existentes, permitindo que as conversas dos utilizadores de smartphones infetados sejam gravadas.

Enquanto outros cavalos de Troia já existentes eram capazes de registar a duração e os números de telefones de chamadas recebidas e efetuadas a partir dos dispositivos com o sistema operativo móvel da Google, esta nova versão guarda também os conteúdos no cartão de memória SD dos telemóveis comprometidos.

Os dados podem depois ser enviados para um servidor controlado pelos cibercriminosos, explicam os especialistas em segurança da CA Technologies, que emitiram o alerta depois de levar a cabo testes ao novo tipo de malware num ambiente controlado.

"Uma vez instalado no dispositivo, o vírus larga um ficheiro de 'configuração', com informação chave sobre o servidor remoto e os parâmetros", escreve um dos investigadores da CA no blog de segurança, onde os responsáveis explicam o processo e partilham algumas capturas de ecrã recolhidas durante a análise.

A amostra do software de código malicioso, que os especialistas receberam ontem, revelou não ter capacidade de instalação automática, sendo necessário que o utilizador instale a aplicação e lhe dê as permissões necessárias ao funcionamento - incluindo a gravação de áudio.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico