A pandemia de COVID-19 alterou o nosso quotidiano e tornou os nossos hábitos ainda mais digitais. De acordo com as previsões do mais recente estudo da Ericsson as mudanças vão continuar a ser uma realidade para pessoas em todo o mundo muito depois do fim da crise de saúde pública.

Realizado pelo ConsumerLab da Ericssom, o relatório The Future Urban Reality afirma-se como o maior estudo de consumo da empresa até à data, refletindo acerca de opiniões equivalentes a 2,3 mil milhões de consumidores em 31 mercados, e revela informações essenciais sobre o que os inquiridos consideram que acontecerá depois da pandemia até ao ano de 2025.

O estudo prevê que os consumidores vão continuar a gerir as suas atividades do quotidiano online, incluindo teletrabalho, e-learning, saúde eletrónica e compras, acrescentando, em média, 2,5 novos serviços aos seus hábitos até 2025.

Como consequência do aumento das atividades na Internet, estima-se que os consumidores passarão, em média, mais dez horas por semana online do que quando entraram no “novo normal”. A mudança deverá estreitar o fosso entre os internautas moderados e avançados, com o primeiro grupo a introduzir mais serviços online na sua vida diária ao longo do período da pandemia.

Os dados dão a conhecer que 75% dos consumidores preveem que a vida será orientada pela conveniência em 2025. Já sete em cada dez esperam também estar mais atentos à sua segurança e privacidade online.

O estudo detalha que 64% dos consumidores esperam uma sociedade com maiores níveis de stress. Mais de três em cada cinco consumidores acreditam que será necessário conjugar vários empregos para manterem um rendimento decente. Ao mesmo tempo, sete em cada dez consumidores esperam viver uma vida mais saudável.

Incentivados em parte pelas preocupações ambientais, metade dos consumidores a nível global esperam comprar mais produtos e alimentos em estabelecimentos locais. Embora metade dos consumidores demonstre preocupação pelas alterações climáticas, acreditando que deveriam ser disponibilizadas opções de deslocação mais sustentáveis 67% procuram aumentar as viagens de lazer no futuro.

“Ao longo da pandemia, as tecnologias de informação e comunicação tornaram-se o principal meio para os consumidores gerirem muitos aspetos das suas vidas quotidianas, afirma Zeynep Ahmet, Investigador sénior do ConsumerLab, Departamento de Investigação da Ericsson.

“As nossas conclusões mais recentes sugerem que isto vai continuar durante o «novo normal» e até mesmo depois. Esta tendência pode ajudar os consumidores a darem uma maior prioridade às coisas importantes da vida”, enfatiza. O responsável sublinha também que “é inequívoco que tanto as redes móveis como os esforços de inclusão digital desempenharão um papel crucial na construção das sociedades resilientes, inclusivas e igualitárias do amanhã.”

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