O número de cibercompradores em Portugal aumentou mais em 2020 e 2021, subindo acima do valor médio da União Europeia (UE). Os dados são do mais recente do estudo “Economia Digital em Portugal”, apresentado durante o Portugal Digital Summit’22, organizado pela ACEPI, e indicam que o país passou de 45% de compradores online em 2020 para uma previsão de 56% em 2022, enquanto na UE a diferença é de 65% para 71%.

Os resultados revelam também que 13% dos portugueses fizeram compras online mais de cinco vezes nos últimos três meses, com 65% a gastarem até 300€ no mesmo período. A categoria mais comprada continua a ser “Roupa, calçado e acessórios”, com um crescimento significativo nas “refeições entregues ao domicílio ou levantamento em loja”.

O meio de pagamento preferido dos compradores em Portugal é a referência bancária e o local de entrega mais solicitado é o domicílio. Na escolha de uma loja online é, por isso, dada muita importância à entrega gratuita.

Sobre as compras online, o estudo revela ainda que em Portugal os compradores são mais jovens do que se considerarmos a média da UE e que o smartphone é agora o equipamento mais usado para fazer compras na internet.

A facilidade de compra e a flexibilidade de horários são as principais razões para optar pelo ecommerce, segundo os inquiridos. Já as principais barreiras estão relacionadas com os hábitos, mas mais de 40% referiu também problemas de segurança e confiança.

A grande maioria faz compras nacionais, com 67% a fazerem-no também no estrangeiro. O preço e a disponibilidade de produtos são as principais razões para comprar online fora de Portugal.

O Portugal Digital Summit está a decorrer de 17 a 21 de outubro, e o SAPO e o SAPO TEK são parceiros de media do evento. A transmissão online pode ser acompanhada no website do evento, através do SAPO ou na posição #410 nos operadores de televisão MEO e NOS e ou #435 na Vodafone.