Um novo estudo revela que o uso de software que bloqueia anúncios online está a aumentar, em particular, nos smartphones. Ao todo, estimativas da Blockthrough dão a conhecer que, no final de 2020, 586 milhões de utilizadores recorriam pelo menos mensalmente aos famosos “ad blockers” enquanto navegavam pela Internet através dos seus smartphones.

De acordo com o estudo, o valor representa um crescimento de 10% face ao ano anterior. Os especialistas detalham que, ainda há cerca de cinco anos, o número de utilizadores que usavam este tipo de software se situava nos 282 milhões.

O crescimento foi principalmente impulsionado pela adoção de navegadores online que já incluem funcionalidades de bloqueio de anúncios. Deste universo, o UC Browser afirma-se como o mais popular, se bem que o Brave registou um crescimento de 92%, atingindo a marca dos 20 milhões de utilizadores em dezembro de 2020.

O número de utilizadores que recorrem a “ad blockers” quando navegam na Internet através dos seus computadores também registou um aumento de 8% em relação a 2020 após um período de declínio entre o primeiro trimestre de 2018 e os últimos três meses de 2019. Estima-se que 257 milhões de internautas estavam a usá-los no final do ano passado.

O estudo demonstra que a Ásia é a região do mundo com uma maior quota total de utilizadores de software que bloqueia anúncios, com 40,6%. Segue-se a Europa, com 29,6%, a América do Norte e do Sul, com 19,2%, África, com 9,2%, e, por fim, a Oceânia, com apenas 1,2%. Porém, a Blockthrough indica que há uma maior taxa de penetração em países como os Estados Unidos, Indonésia, Rússia e Índia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.