Há dados cada vez mais concretos que apontam para o regresso do The Pirate Bay, o maior agregador de conteúdos ilegais do mundo e encerrado no final do ano passado pelas autoridades suecas. Uma atualização recente do site mostra um (velho) novo logótipo e mantém um relógio em contagem decrescente, que terminará no dia 1 de fevereiro.

[caption]The Pirate Bay[/caption]

Desde o dia 9 de dezembro que o The Pirate Bay está inoperacional, depois de as autoridades suecas terem encerrado os servidores que tinham milhares de torrents que davam acesso a conteúdos ilegais. Contudo, os seus programadores não se deixaram intimidar e já ultimam os detalhes para o seu renascer. Mais um.

Desde o início deste ano que aparece um relógio em contagem decrescente no site do The Pirate Bay que sugere para um possível regresso para o próximo domingo, 1 de fevereiro. Agora, o site contém também uma opção de pesquisa - ainda indisponível - e um novo logótipo com uma fénix.

Para já, as únicas opções disponíveis são o Promo, um agregador de vídeos, e o PirateBrowser, um browser alternativo que contorna a censura online em alguns países como Coreia do Norte, Reino Unido e Irão.

Porquê uma fénix?

Este novo logo remete para um dos primeiros casos polémicos do The Pirate Bay. No verão de 2006, o serviço, então com três anos, foi alvo de uma outra operação da polícia sueca, que o deixaria offline.

O seu regresso aconteceu apenas três dias mais tarde, graças a um backup feito momentos antes da detenção por um dos programadores, e o novo site viria com um logótipo em forma de fénix, o que reforça ainda mais as possibilidades de o The Pirate Bay renascer já neste fim-de-semana.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico