Decorreu entre os dias 9 a 11 de dezembro uma operação coordenada pela Europol, a nível europeu, visando várias dezenas de suspeitos por adquirir moeda falsa através da Darknet. Os suspeitos estavam ligados à rede de contrafação de moeda desmantelada pela Polícia Judiciária em julho, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, como sendo os compradores do dinheiro falso.

A rede utilizava a Darknet para publicitar as notas falsas e as encomendas eram recebidas tanto por mensagens privadas, na mesma rede, ou através de plataformas de conversação encriptadas. Depois de efetuado o respetivo pagamento, por norma através de criptomoeda, as notas eram enviadas por via postal, a partir de Portugal, o país onde estavam a ser produzidas.

Após a análise das provas recolhidas pela Polícia Judiciária, foram identificadas as diversas transações de moeda falsa. A informação foi comunicada à Europol e, posteriormente, por esta otimizada e disseminada por todos os países afetados. Segundo o comunicado da PJ, foram feitas 36 buscas domiciliárias e identificados e interrogados 44 suspeitos e 11 ficaram detidos. A polícia apreendeu ainda notas falsas, drogas, documentos falsificados, assim como moedas virtuais e substâncias dopantes.

Entre os países em que os suspeitos operavam, na Alemanha foi também desmantelada uma rede que produzia documentos falsos, depois de 27 buscas domiciliárias. As restantes 9 buscas foram realizadas na Áustria, França, Grécia, Irlanda, Luxemburgo e Espanha.

No total, a rede de contrafação distribuiu cerca de 26.000 notas (de 10 e 50 euros) por toda a Europa, vendidas através da Darknet. O grupo desmantelado pela Polícia Judiciária, em coordenação com a Interpol, é considerado o segundo maior produtor de moeda falsa identificado na Darknet. Os compradores dessa moeda falsa foram agora capturados, nesta segunda fase da Operação Deep Money.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.