A próxima sexta-feira 24 de novembro é dia de Black Friday. A tradição nasceu nos Estados Unidos, associada ao fim de semana a seguir a um dos dias mais importantes do ano naquele país, o Dia de Acção de Graças, que assinala o início da época natalícia.

O fim de semana de compras de Natal e os seus descontos, entretanto, estendeu-se ao resto do mundo ocidental e no mercado português já se celebra há alguns anos. A praticamente uma semana de distância, há lojas que estão a preparar - ou mesmo a apresentar - as suas promoções associadas à data.

Nesta Black Friday, os consumidores preferem as lojas online
Nesta Black Friday, os consumidores preferem as lojas online
Ver artigo

Nesta altura a questão que se coloca também não é nova: faça compras online ou em espaços físicos, “perceber se os descontos anunciados em épocas como a Black Friday são realmente boas oportunidades de compra”, alerta mais uma vez a DECO.

A associação de defesa do consumidor lembra que é importante conhecer a evolução dos preços e que tem disponível a ferramenta Comparar Preços, que regista a existência de mudanças em produtos nas lojas online ao longo dos últimos dias, para aconselhar ou não a compra, através de um sistema de cores.

Para isso, é preciso pesquisar o nome da loja e do produto ou inserir na caixa “Pesquisa pelo URL” o link completo do produto tal como surge na loja online. O resultado devolvido é um semáforo com três cores e significados diferentes, baseados no histórico de preços dos últimos sete e 30 dias.

Cyber Monday quebra recordes da Black Friday e chega aos 3.000 milhões de dólares
Cyber Monday quebra recordes da Black Friday e chega aos 3.000 milhões de dólares
Ver artigo

O verde significa que se trata de um bom negócio face ao histórico de preços do produto na loja pesquisada, enquanto o amarelo aparece para produtos cujos preços atuais exibam pouca diferença em relação aos 30 dias precedentes. O vermelho indica que a compra é desaconselhada porque o preço do produto já esteve significativamente mais baixo.

O veredicto surge acompanhado por informação sobre a evolução dos preços registada nos últimos sete dias, um mês e três meses, de acordo com a Deco.

A associação deixa alguns exemplos para a compra de dispositivos como um tablet da Samsung ou um telefone da Apple.

Este ano, a Black Friday decorre a 24 de novembro, mas há lojas que a estendem por mais dias. De qualquer forma, na segunda-feira seguinte é a, também popular, Cyber Monday, aqui dedicada exclusivamente aos descontos nas compras online, ou seja, mais uma altura em que ferramentas de comparação de preços como a da Deco voltam a dar jeito.