A página de Portugal na versão espanhola da Wikipédia foi vítima de vandalismo no final do dia 10 de maio, pouco tempo depois de se ter conhecido a votação portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção. Um internauta mostrou-se descontente com o facto de os portugueses não terem dado nem um único ponto à prestação espanhola no concurso.



No texto alterado era dito que Portugal tinha sido expulso da União Europeia por não ter atribuído um único ponto à vizinha Espanha. Era dito ainda que os espanhóis tinham um cordão humano que impedia a passagem dos portugueses para o resto da península e a venda de toalhas, e isto deixava o território luso isolado do resto do continente europeu.



A edição fraudulenta do texto ocorreu às 22:51 horas de sábado, 10 de maio, tendo voltado ao seu estado original pouco tempo depois. Ainda no mesmo dia a página de Portugal ficou “recuperada”.

[caption]Portugal Wikipédia Espanha[/caption]

De acordo com os cinco pilares que definem o funcionamento da Wikipédia é dito que “a Wikipédia é uma enciclopédia de conteúdo livreque qualquer pessoa pode editar” e que as licenças usadas permitem “qualquer um criar, copiar, modificar e distribuir o conteúdo da Wikipédia”.



“Como nenhum artigo possui dono e ninguém tem o controle de um artigo em particular, todo o conteúdo inserido na Wikipédia pode ser modificado e redistribuído sem aviso prévio por qualquer pessoa, inclusive de forma comercial”, pode ler-se na página das regras da maior enciclopédia online.



O TeK tentou ainda contactar a responsável pela comunicação da Wikipédia em Portugal, mas até à hora de publicação do artigo a pessoa esteve incontactável.



Os casos de vandalismo de páginas da Wikipédia são bastante comuns, sobretudo em situações de protesto originados por declarações ou ações de determinadas pessoas ou empresas. José Sócrates, ex-primeiro ministro, José Peseiro, na altura treinador do Braga, Vítor Bento, presidente da SIBS, e a escritora Margarida Rebelo Pinto, são algumas das personalidades portuguesas que já viram as suas páginas na Wikipédia serem adulteradas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.