O Facebook apresentou no início do ano o Graph Search, um projeto que prometia transformar para melhor o sistema de pesquisas da rede social. Meio ano depois a pesquisa por grafos vai ficar disponível para os utilizadores norte-americanos, não sendo ainda conhecida a data a que pode chegar a Portugal.

A partir de hoje, 8 de julho, e segundo a imprensa norte-americana, a pesquisa no Facebook fica mais completa e inteligente. É possível associar termos entre si para que os resultados da pesquisa sejam mais precisos e mais sociais. Do ponto de vista publicitário, a rede social de Mark Zuckerberg também vai conseguir rentabilizar os anúncios pois saberá com mais exatidão o que os internautas estão à procura.

O Graph Search tem ainda a vantagem de permitir usar o sistema de pesquisas da plataforma com uma linguagem mais natural. Um exemplo das pesquisas que podem ser feitas é "amigos que gostam de badminton e vivem em Guimarães". O lado diferenciador deste modelo de pesquisa é que duas pessoas que escrevam exatamente os mesmos termos, vão ter resultados diferentes já que a busca de informação é baseada na rede de contactos que cada utilizador tem e nas atividades dos mesmos.

As críticas às questões de privacidade são o primeiro cenário em discussão com o lançamento deste serviço. Mas tal como o Facebook referiu durante o lançamento da ferramenta, a pesquisa só consegue associar dados que tenham sido partilhados de forma pública com os contactos. Partilhas para pequenos grupos não entram nos pontos de ligação da pesquisa por grafos.

A plataforma social vai também conseguir potenciar o relacionamento entre as pessoas - ao permitir encontrar indivíduos com os mesmos gostos e dentro da mesma localização -, ao mesmo tempo que pode funcionar como uma nova ferramenta de empreendedorismo. "Amigo informático de Lisboa que sabe falar alemão", é um dos exemplos de pesquisas que poderão ser feitas quando o Graph Search chegar a Portugal.

Para já o Graph Search apenas vai estar disponível na versão Web do Facebook, devendo chegar às aplicações móveis ainda durante o ano de 2013.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico