
Uma equipa de investigadores da empresa de cibersegurança Check Point detetou uma linha de atividades maliciosas que tem como alvo os fãs da série Game of Thrones. Além dos esquemas de phishing habituais ou da disseminação de malware através de torrents, a especialista em cibersegurança identificou uma nova tendência criada especificamente para os fãs da série, como os exemplos mostrados aqui.
Alguns sites utilizavam o branding oficial de Game of Thrones para promover um concurso que prometia aos vencedores um pack de merchandise da série. Naturalmente, esse prémio nunca existiu, ficando o site com dados como endereços de email e números de telefone para utilizar posteriormente em campanhas de spamming.

Outros sites tinham como objetivo recolher detalhes do cartão de crédito dos utilizadores fazendo-se passar por lojas oficiais de merchandise de Game of Thrones, como o exemplo que podemos ver na imagem.

Embora muitos utilizadores acreditem ser capazes de distinguir sites verdadeiros de falsos, o uso de marcas reconhecidas e fiáveis, como é o caso de Game of Thrones, encoraja o utilizador acreditar que se tratam de sites fidedignos. Investigações recentes já tinham chegado à conclusão de que Game of Thrones é a série mais utilizada na distribuição de malware.
A Check Point disponibiliza a lista completa dos sites que identificou como estando a utilizar a marca Game of Thrones para agir ilicitamente. A informação, categorizada pelos analistas Check Point, encontra-se online.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários