Uma equipa de investigadores da empresa de cibersegurança Check Point detetou uma linha de atividades maliciosas que tem como alvo os fãs da série Game of Thrones. Além dos esquemas de phishing habituais ou da disseminação de malware através de torrents, a especialista em cibersegurança identificou uma nova tendência criada especificamente para os fãs da série, como os exemplos mostrados aqui.
Alguns sites utilizavam o branding oficial de Game of Thrones para promover um concurso que prometia aos vencedores um pack de merchandise da série. Naturalmente, esse prémio nunca existiu, ficando o site com dados como endereços de email e números de telefone para utilizar posteriormente em campanhas de spamming.
Outros sites tinham como objetivo recolher detalhes do cartão de crédito dos utilizadores fazendo-se passar por lojas oficiais de merchandise de Game of Thrones, como o exemplo que podemos ver na imagem.
Embora muitos utilizadores acreditem ser capazes de distinguir sites verdadeiros de falsos, o uso de marcas reconhecidas e fiáveis, como é o caso de Game of Thrones, encoraja o utilizador acreditar que se tratam de sites fidedignos. Investigações recentes já tinham chegado à conclusão de que Game of Thrones é a série mais utilizada na distribuição de malware.
A Check Point disponibiliza a lista completa dos sites que identificou como estando a utilizar a marca Game of Thrones para agir ilicitamente. A informação, categorizada pelos analistas Check Point, encontra-se online.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários