A mulher que foi detida é residente em Gondomar e tem 41 anos de idade, dedicando-se de forma permanente "ao cometimento deste tipo de ilícitos, fazendo de tal conduta modo de vida", explica a Polícia Judiciária em comunicado.

"A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito e em cumprimento de Mandado de Detenção emitido pela autoridade judiciária, a presumível autora de um crime de burla qualificada praticada através da internet", adianta o mesmo documento.

Segundo a PJ, a detida encontra-se indiciada em diversos inquéritos, por factos que se iniciaram, pelo menos, no ano de 2016.

A Internet está a ficar mais segura? Riscos e burlas multiplicam-se e é preciso mais literacia digital
A Internet está a ficar mais segura? Riscos e burlas multiplicam-se e é preciso mais literacia digital
Ver artigo

"Entre anúncios de vendas de produtos e arrendamentos de habitações sitas em locais turísticos para férias, que sabia não possuir, a detida obtinha ganhos financeiros que lhe foram permitindo custear despesas e gastos incompatíveis com o seu estatuto económico", refere o comunicado.

No desenvolvimento das diligências de investigação, foi dado cumprimento a mandado de busca emitido para a sua residência. A PJ recolheu "vastos elementos probatórios que comprovam a continuação da atividade criminosa".

A mulher vai hoje ser presente às autoridades judiciárias competentes para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação tidas por adequadas.