O suspeito foi detido em flagrante delito e é suspeito de manter atividade na distribuição daquilo tipo de conteúdos. O homem é residente no concelho de Guimarães e tem 33 anos. Foi detido no âmbito de uma busca à residência, coordenada pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga.



Numa nota de imprensa, a PJ explica que o suspeito não tem antecedentes criminais. Também indica que durante a operação que fez cumprir o mandado de busca foi apreendido material informático utilizado na prática dos crimes. As medidas de coação aplicadas ao homem serão agora definidas pela justiça após interrogatório.



A pedofilia online é um dos crimes na ordem do dia, que tem dado mote a várias operações policiais a nível nacional e internacional, coordenando a ação de várias polícias. É um fenómeno que também tem movido organização não governamentais de defesa dos direitos humanos, como a Terra dos Homens, a ONG que no ano passado criou um perfil falso de uma criança na Internet para atrair potenciais pedófilos.



A iniciativa teve como objetivo chamar a atenção do mundo para a questão da pedofilia e para as redes de sexo que proliferam na Internet, muitas delas recorrendo a crianças. Ajudou a identificar mais de 20.000 pedófilos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico