O novo site Pordata Kids vai estar online a partir do próximo dia 22 de setembro e visa um público-alvo entre os 8 e os 12 anos, com o objetivo de dar a conhecer, de forma simples e interativa e com uma linguagem adaptada, os números e as estatísticas, nem sempre fáceis de “decifrar”.

O novo projeto da Fundação Francisco Manuel dos Sntos tem como porta de entrada uma Cidade Pordata, a partir da homepage, em que cada um dos seus elementos figurativos fazem a ligação às várias áreas da sociedade, nomeadamente população, educação, saúde, ambiente, etc.

Na Cidade Pordata existe ainda um apelo à curiosidade com a sempre misteriosa pergunta “Sabias que”, que a cada dia vai ter uma resposta diferente.

O Pordata Kids inclui dez áreas de interesse – Ambiente, Ciência e Tecnologia, Cultura e Desporto, Educação, Emprego, Famílias, Justiça, População e Saúde e Turismo – com cerca de 300 perguntas no total. Todas as perguntas remetem para respostas em números estatísticos e gráficos, explica a Fundação Francisco Manuel dos Santos, responsável pelo projeto, em comunicado.

Sempre que possível, será apresentada a mesma informação para todos os municípios do país e para os diversos países da Europa.

A par das crianças, o Pordata Kids também quer ser uma ferramenta pedagógica para professores, pais e educadores, além de que não será difícil captar o interesse do público em geral.