Portugal é o país mais ativo nas redes sociais dos 27 Estados-Membros da União Europeia. Cerca de 75% dos portugueses que têm ligação à Internet fizeram uma publicação numa rede social. A média europeia da população "ativa" nestas plataformas online é de 52%, o que faz sobressair ainda mais os números de Portugal.

Noutros fatores analisados por um estudo do Eurostat relacionados com a utilização que os habitantes da UE fazem da Internet, Portugal teve um resultado misto. 67% dos portugueses dizem ler "notícias ou jornais online" quando a média europeia é de 61%, enquanto na área do Internet banking a taxa de utilização nacional é de 41%, quando a média dos restantes países é de 54%.

Usar a rede em "serviços de viagem e alojamento" apenas é aproveitado por 28% dos portugueses, número bem abaixo dos 50% observados na média da UE. Os internautas nacionais voltam a destacar-se na criação de sites e blogs onde 12% já o fizeram, contra 9% da média dos outros países.

A taxa de acessos à Internet em Portugal aumentou nos últimos seis anos, subindo dos "35% de casas com ligação à rede em 2006", para 48% em 2009, fixando-se atualmente nos 61%. O número é inferior ao registado nos restantes países Estados-Membros, onde a média é de 76% das casas com ligação à Internet - valor que chega a ser de 95% e 94%, na Islândia e Holanda respetivamente.

Em 2012 o acesso a ligações de banda larga em Portugal estava em 60% das casas, resultado quase três vezes superior ao registado em 2006, quando 24% das habitações tinham Internet de banda larga. Nesta área a média da UE é de 72%.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico