A referência Multibanco é a escolha número um para 74% dos internautas portugueses, de acordo com os dados do Observador Cetelem. Embora com uma ligeira descida comparativamente ao ano passado - menos três pontos percentuais -, as transferências bancárias também matêm o segundo lugar (43%).

Os pagamentos no ato de entrega, que estavam no fim da tabela em 2018, aparecem agora em terceiro lugar, com 37% dos portugueses a assumirem esta preferência.

Seguem-se os pagamentos com cartão débito e de crédito que reúnem cada um cerca de 20% das preferências dos consumidores portugueses que fazem compras online.

Novas formas de pagamento, como o Paypal e o MB Way sofreram uma ligeira descida e reúnem este ano 23% das preferências – menos 5% que o ano passado.

Numa análise mais detalhada, verifica-se que os e-shoppers entre os 18 e os 24 anos de idade (52%) e residentes na região do Porto (65%) são os que mais preferem o pagamento através de referência multibanco (52%). Já o pagamento em dinheiro no ato de entrega é mais escolhido por consumidores entre os 25 e os 34 anos e residentes no Norte e Centro do país (20%). O cartão de crédito parece ser mais utilizado pelos portugueses entre os 35 e os 44 anos e residentes no Norte de Portugal.

O estudo Observador Cetelem sobre as intenções de compra dos portugueses nos canais digitais, aponta ainda que, entre os consumidores nacionais, cerca de 10% já subscreveram pela Internet produtos financeiros.

Entre aqueles que reúnem maior preferência estão a subscrição de seguros (40%), seguros automóvel (24%), aplicações financeiras (24%), crédito pessoal (18%) e cartões de crédito (15%). Depósitos a prazo (3%) e a abertura de contas à ordem (9%) são os produtos menos subscritos através do canal online das instituições financeiras.