Gabe Newell, cofundador e presidente da empresa de videojogos Valve (dona do Steam), encontrou uma forma, no mínimo, curiosa de agradecer à Nova Zelândia pela sua hospitalidade durante a pandemia. O responsável, que se encontra no país desde o início da crise de saúde pública, decidiu lançar um evento de caridade para ajudar um hospital pediátrico e que envolve mandar um gnomo para o Espaço.

Em colaboração com a Rocket Lab e com os designers da Weta Workshop, o projeto passa por enviar uma figura com cerca de 15 cm, construída em titânio através de impressão 3D, do Gnomo Chompski. A personagem apareceu pela primeira vez no jogo Half-Life 2: Episode Two e ganhou popularidade entre os fãs da saga da Valve, tornando-se mesmo num meme e aparecendo mais tarde em outros jogos da produtora norte-americana.

O gnomo vai partir para o Espaço “à boleia” do foguetão Electron, num lançamento que conta com uma janela temporal de 14 dias a partir de 16 de novembro. Todo o evento será transmitido online, através do website da Rocket Lab, e por cada internauta que a acompanhe, Gabe Newell vai doar um dólar à Unidade de Cuidados Intensivos do hospital pediátrico Starship, em Auckland.

A figura criada pela Weta Workshop será colocada no estágio final do Electron. Assim que toda a sua carga de 29 satélites for colocada em órbita, o foguetão volta a acender os seus motores e, à medida que reentra na atmosfera terreste, o Gnomo Chompski vai acabar por desintegrar-se.

Pode parecer um final trágico, mas a Rocket Lab indica que todo o projeto se reveste de uma grande importância. Além do evento de caridade e do simbolismo do lançamento, que serve como uma homenagem à inovação e criatividade dos jogadores, a técnica utilizada para imprimir a figura do Gnomo Chompski poderá ser útil para a criação de futuros componentes especiais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.